Translate

14/11/2010

Dissociação Borderline

Você já chegou em casa do trabalho sem lembrar como você chegou lá? 

Você fez o caminho tantas vezes que seu cérebro teve sua própria pequena aventura enquanto seus olhos e reflexos estavam dirigindo. 

Esse sentimento “fora de si” é um suave tipo de dissociação. 

As pessoas com dissociação severa, porém, se sentem irreais, estranhas, entorpecidas ou separadas. 
Elas talvez não se lembrem exatamente o que aconteceu enquanto “viajavam”

O grau de dissociação pode variar desde a “viagem de carro para casa” até a dissociação extrema caracterizada pelo Transtorno de Múltiplas personalidades (esse é o motivo de isso ser chamado agora de “Transtorno de Identidade Dissociativa”). 

Pessoas com TPB podem dissociar em diferentes graus para escapar de sentimentos ou situações dolorosas. Quanto mais estressante a situação, mais a pessoa irá dissociar. 

Em casos extremos, pessoas com TPB talvez percam mesmo todo o contato com a realidade por um curto período de tempo. 

Se seu borderline apresenta lembranças de situações em comum diferentemente de você, a dissociação talvez seja a única explicação possível.

Veja a seguir o depoimento de uma paciente borderline:

"Às vezes me sinto como um robô andando com suas engrenagens. Nada parece real. Meus olhos turvam-se e isso é como se estivesse passando ao meu redor. Minha terapeuta disse que eu olho desorientada, como se eu estivesse longe em um lugar onde mesmo ela não podia me alcançar. Quando eu volto, as pessoas me dizem que eu fiz ou disse certas coisas que eu não consigo lembrar."

(fonte: trecho extraído do livro Stop Walking on Eggshells)

4 comentários:

Srta Solidão disse...

Que estranho... várias vezes já me senti assim... pensei que fosse nóia da minha cabeça... =S

Unknown disse...

Eu também...
Agora está bem leve.
Mas já chegou a assustar, já...

Melinda disse...

eu tenho muito disso, principalmente antes de dormir,e na terapia...da ultima vez foi bem assustador...
adorei seu blog..=D

Unknown disse...

Eu ainda tenho quando passo por situações onde fico muito nervosa...

Obrigadão e apareça sempre!!! :)

bjos

Postar um comentário

Visitas Recentes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...