Translate

21/11/2010

Depoimento Borderline - Fatores de Causa

Paciente: Olá, tenho 23 anos e diagnóstico de Borderline há uns 2 anos, antes pensavam que eu era bipolar. 

Tenho uma preocupação: se um dia eu quiser engravidar, é praticamente certeza que meu filho vai herdar de mim, algum problema psiquiátrico? Pois minha mãe tem depressão crônica e minha avó também tinha, pois que eu saiba não são só fatores ambientais, correto? 

A doença é congênita e se desenvolve quando ocorre algum fator "estressante" muito forte, certo? Ou caso não ocorra algum fator emocional "muito prejudicial"? 

Mais uma coisa, se meu filho for homem, vai ter menos chances de desenvolver esses tipos de doença, e se não desenvolvendo, ele pode "carregar" algum problema e "passar" para sua filha?

Resposta: As doenças psiquiátricas tem causas genéticas (herdadas) e ambientais (estresse). Pessoas que vem de famílias com muitos membros com estas doenças tem uma maior chance de ter filhos com o mesmo problema.
Mas ainda assim não necessariamente terão um problema. 
Certamente quanto mais favorável for o ambiente em que crescer (com amor, suporte, limites) menor a chance desta tendência se desenvolver.
No caso das doenças psiquiátricas, não há genes que ficam "latentes" em homens. 
Dra. Paula Nunes.

Complementando a resposta: Ainda mais Borderline que tem muitíssimos mais fatores psicológicos e ambientais do que genéticos. 
Dr Rubens Pitliuk.
(Fonte: Blog de Dr. Rubens Pitliuk & Equipe)

1 comentários:

Anônimo disse...

Oi Wally!
Muito obrigada pela indicacao!
beijos

Postar um comentário

Visitas Recentes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...