Translate

24/10/2010

O Borderline & Seu Cuidador

A insegurança que rege o borderline é tão grande que acaba prejudicando-o até mesmo em circunstâncias pequenas do dia a dia.
E por se sentir inseguro, o borderline precisa de um cuidador. 
E fará de tudo para manter o seu cuidador perto de si.
Isso pode ser conseguido de várias maneiras, entre elas, ficar doente emocional ou fisicamente. 

É um processo inconsciente. 
O cérebro entende a necessidade do indivíduo e projeta uma "solução" em seu corpo ou mente provocando assim gripes que não saram, novos sintomas que sempre aparecem sem causa aparente etc.
Tudo para manter o cuidador por perto a fim de se sentir seguro.
Porque para o Borderline, a segurança só existe quando há um cuidador para protegê-lo.

Também podem, ocasionalmente, mostrar um comportamento francamente sedutor a fim de conseguir cuidado, alternando drasticamente, após a intimidade, o papel entre o sedutor e o vingador.

Tem uma música que a Zizi Possi (se não me engano) canta que retrata bem a urgente carência e insegurança borderline. Ei-la:


Muito pra mim é nada 
Tudo pra mim não basta
Eu quero cada gesto, cada palavra

Cada segundo da tua atenção
♪ Faça isso por mim

Leve a dor pra longe daqui
Estou cansada♪ de ouvir

Que eu só sei amar errado
Estou cansada de me dividir
O que é certo no amor
Quem é quevai dizer?

O que falar, calar e querer
Eu quero absurdos, quero amor sem fim
Eu quero te dizer que eu só sei amar assim

É o perfil do borderline diante do seu cuidador.
Uma dependência infinita já que o borderline não consegue viver bem sozinho.
E por mais que receba, continuará sentindo que é insuficiente.
Como diz a música...
Muito não é nada e tudo continua sendo pouco!!
E enquanto não aprender a se valorizar,
Enquanto não aprender a exercitar o amor-próprio,
E enquanto não desistir de querer agradar os outros, prejudicando-se a si mesmo...

Essa carência nunca será suprida e ele precisará continuar contando com a proteção de um cuidador que aparentemente é mais forte do que ele mas continua sendo humano e falho, portanto propenso a causar decepções...

(Wally elsissy)

2 comentários:

Srta Solidão disse...

Nossa Wally, esse post caiu como uma luva em minha vida, o momento que está acontecendo. Queria tanto saber me virar sozinha e não sufocar as pessoas com esse amor dependente...

Unknown disse...

É... eu sei bem como isso é angustiante =/

Postar um comentário

Visitas Recentes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...