Translate

13/09/2011

Ortorexia

Quando a maioria das pessoas pensa em transtornos alimentares, imagina meninas esqueléticas que se matam à fome ou que forçam vômitos. 

Estas são imagens típicas dos habituais tipos de transtornos alimentares, mas os especialistas descobriram agora que as pessoas estão sofrendo de outro tipo de transtorno alimentar e atribuíram-lhe um novo termo: ortorexia.

A ortorexia é um transtorno alimentar recentemente diagnosticado, que surge quando a pessoa se torna obsessiva quanto aos padrões daquilo que come. Ao contrário da anorexia ou bulimia, a pessoa permite-se comer, mas fica tão obcecada com o que come que todos os seus pensamentos ficam ocupados com a dieta.
Permitem-se apenas alimentos saudáveis e avaliam minuciosamente o conteúdo nutricional de cada elemento que ingerem. Calorias, vitaminas e nutrientes tornam-se o ponto focal da comida e qualquer coisa que contenha o mínimo vestígio do que está na lista do "não é permitido" não é consumido.

Embora todos possamos beneficiar ao adotar esta atitude de forma mais habitual, estes "mártires" levam a obsessão com o conteúdo dos seus alimentos ao extremo, e não se permitem, em circunstância alguma, um desvio do seu programa de tipos de alimentos autorizados.

A pessoa é ortoréxica se:

● Examina cada pormenor do que se encontra em cada alimento
● Só se permite alimentos saudáveis
● Consegue comer uma refeição preparada por outra pessoa
● Observa e comenta a maneira como outras pessoas preparam a comida
● Dá consigo a pensar em conteúdo nutricional durante o dia
● Preocupa-se ao comer qualquer coisa que possa não ser "boa" para si
● Perdeu muito peso recentemente sem seguir conscientemente uma dieta.

Os ortoréxicos podem ficar seriamente afetados e a comunicação em casa pode sofrer com isso.

A pessoa pode começar a isolar-se dos seus semelhantes e tornar-se distante à medida que se vai fixando cada vez mais nas suas regras dietéticas.

Para alguns, a capacidade de desempenhar trabalhos ou de estudar pode começar a declinar, à medida que a sua mente se ocupa cada vez mais com a sua dieta e com os alimentos que são permitidos, como articulá-los no seu dia-a-dia, quantas vezes se devem mastigar e por aí fora.

Embora a doença não seja tão conhecida como outros tipos de transtorno alimentar, pode ter o potencial de ser igualmente séria para a saúde e está envolta de problemas semelhantes de controlo de comportamento em relação aos outros transtornos alimentares, e a pessoa irá precisar indubitavelmente de alguma intervenção profissional para superar o problema.

2 comentários:

Driele disse...

São as doenças da era moderna afetando cada vez mais pessoas.
Veja você, que há um século atrás uma doença assim nem passaria pela cabeça das pessoas.
Abraço Wally

Hamires C. Ferreira disse...

Ok, eu admitto que estou nesse caminho, mas estou bem longe de configurar o distúrbio, precisamente, rs.

Examino os pormenores, e me sinto culpada ao comer "alimentos não permitidos". Venho emagrecendo muito sem seguir uma dieta. Evito comer comida preparada pelos outros. Mas onde ficam os Mc Donalds da vida, os salgadinhos e os doces que como aos montes? Não, eu não tenho ortorexia. Rs...

Aiai...

Postar um comentário

Visitas Recentes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...