Translate

09/09/2011

Não Ressuscite!

Ontem estava tendo um debate animado num grupo do Facebook e num determinado momento surgiu a pergunta:

"Até que ponto temos o direito de invadir a vida de uma pessoa que não quer se cuidar?"

Coincidência ou não, hoje me deparei com essa notícia:

Mulher tatua no peito aviso para que não a ressuscitem.

Uma aposentada britânica de 81 anos tatuou no peito a mensagem "Do Not Ressucitate" (Não Ressuscite) para garantir que ninguém preste socorro caso ela adoeça e precise de ajuda para recuperar as funções vitais.


Para garantir que sua mensagem será lida, Jay Tomkins também tatuou nas costas as iniciais "P.T.O." (para Please Turn Over, ou Por Favor Vire) acompanhadas de uma seta.

A ex-secretária afirmou que não consegue se imaginar "fazendo a cama e lavando roupa por mais 20 anos".

Tomkins diz não sofrer de nenhuma doença séria além de diabetes, mas afirma que a tatuagem significa que não vai haver "desculpas" para erros.

Ela conta que sua sogra viveu até os 106 anos, mas que "nos últimos seis anos de sua vida ela estaria muito melhor morta". "Ela estava péssima", diz.

"Tive 80 anos bons e interessantes, com casamento, filhos, netos e muitos amigos. Fico bem feliz ao acordar de manhã, mas se não acordasse estaria tão feliz quanto", afirma.

Apesar da clareza do desejo expresso por ela, porém, a tatuagem pode não ser uma garantia de que ele será respeitado.

Segundo Anna Smajdor, professora de ética médica da Universidade de East Anglia, no leste da Grã-Bretanha, a tatuagem pode passar "uma mensagem muito clara", mas sozinha não garante que o desejo será cumprido, porque "não tem validade legal". 
E aí? Qual sua opinião??

3 comentários:

Driele disse...

Por mais que o desejo de uma pessoa deva ser respeitado não se pode pedir aos médicos que simplesmente deixem uma pessoa morrer se ainda há o que fazer por ela.
Abç Wally

MILTON FEITOSA disse...

Acho que ele precisa melhorar a alto estima, recuperar os amgos e o amor familiar, dai ressurgirá a vontade de viver longamente. Sua vontade não tem amparo legal e será processado quem atender seu desejo. Ademais, ela passa mal exemplo para inumeras pessoas idosas que lutam contra doenças e querem viver o máximo possível. Nao aprovo o gesta da senhora Tomkins.

Wally disse...

É uma situação delicada.
Eu, sinceramente, não sei que posição tomar.

Postar um comentário

Visitas Recentes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...