Translate

25/09/2011

Depoimento - A Primavera é a Época dos Surtos


Da série: Comentários que Merecem Destaque
Comentário feito nessa postagem aqui.

Olá minha querida e amada Wally,
Considero que esse post relata a essência do borderline.

Após anos e anos de terapia contínua e muita medicação, ainda, há dias que não me sinto boa o bastante. 

É tudo muito complexo no nosso mundo. Se faz necessário que sempre estejamos fazendo algo grandioso para medir o nosso valor. 

Porque eu tenho sempre que me testar?
Vida de borderline é muito complexa.

Bem, estou sempre aprendendo com você. Eu faço terapia de grupo (além da individual) com um grupo de 08 pessoas com diferentes diagnósticos: borderline, bipolar, psicóticos, depressivos, esquizofrênicos, histriônica, entre outros. 

E a nossa psicóloga, Juliana, que é excelente e especializada em psicose e TOC nos disse que a estação da primavera é a época dos surtos.

Fui buscar a resposta junto a minha psicóloga e ela afirmou tratar-se de um longo estudo de pesquisa e estatística. Por exemplo, os deprimidos sofrem suas crises mais agudas no final do ano, por motivos compreensíveis.

.
Mas, como ela atende no Caps e seu consultório é especializado em TOC, Psicose e Síndrome do Pânico, a maioria dos pacientes, na época da primavera entram em surto e pré-surto. 
.
Eu entrei (surto terrível), infelizmente e a maioria dos meus conhecidos. E muitos que navegam no blog também.

Um grande beijo para o meu Arcanjo,
sua amiga e admiradora de sempre,

Van

8 comentários:

Tatiana Russo de Campos - Escritora disse...

Oi Wally;
Tenho de comentar este depoimento com uma pergunta:
Por que a primavera é a época dos surtos? Não entendi a relação. Eu, pessoalmente, tenho duas estações do ano, dentre as quatro, nas quais que me sinto fisicamente (apenas quanto à sensação física, o que já ajuda muito o meu quadro): 1. Outono; 2. Primevera. Contraditoriamente, os extremos do calor do verão e do frio, no inverno, me fazem sofrer demasiadamente o corpo. No verão, suor demais e pressão baixa. Uma agitação de pessoas na cidade onde moro (litorânea), de praia, com multidões (o que me atordoa, pois não lido bem com multidões, muito menos em praias), e o inverno (sou friorenta) faz com que eu me sinta por demais só. Quando chega o outono, me sinto mais viva; e quando o inverno vai terminando e vem a primavera, consigo respirar e estar menos "encolhida", em posição fetal.
Beijo em vocês.

Anônimo disse...

Querida Tatiana,
Fui buscar a resposta junto a minha psicóloga e ela afirmou tratar-se de um longo estudo de pesquisa e estatística. Por exemplo, os deprimidos sofrem suas crises mais agudas no final do ano, por motivos compreensíveis. Mas, como ela atende no Caps e seu consultório é especializado em TOC, Psicose e Síndrome do Pânico, a maioria dos paciente, na época da primavera entram em surto e pré-surto. Eu entrei, infelizmente e a maioria dos meus conhecidos. E muitos que navegam no blog também. Que bom que vc é exceção. De qualquer forma, eu só trouxe essa informação porque a considerei interessante de se observar. Mas não é nada taxativo. Nada o é.
Obrigada por dividir as suas experiências. Eu apenas, postei a minha.
Um grande abraço,
Van

Anônimo disse...

Querida Wally,
Já ouvi do meu psicólogo que há uma relação( que desconhecemos o motivo) entre a estação da primavera e os surtos, principalmente os psicóticos. E a Van, realmente está certa, acabei de sair de um dos bravos. E na seção do meu trabalho, quatro pessoas estão de licença em razão de fortes crises. Três deles são esquizofrênicos e um neurótico.
Minha tia que é psicóloga e atende vários pacientes psicóticos, disse que a maioria deles estão em pré-surto e outros surtaram e alguns precisaram de internação.
Um abraço,
Felipe

Unknown disse...

Muito interessante, Van.
Acho que vou acrescentar esse seu comentário junto ao post que publiquei!!

Felipe, muito obrigada por complementar o assunto. Eu não sabia disso e fiquei bastante interessada.

bjos aos 3!!

Tatiana Russo de Campos - Escritora disse...

Também não sabia! Mas sou obrigada a concordar: final de ano, por razões óbvias, é de lascar... Natal, Ano Novo...
Pensando bem, não sei precisar se fico tão bem na Primavera, é possível que seja a estação que fica entre as duas (inverno - verão) que mais me causam mal estar físico.
Beijos, Pessoal!

Daniê Kitsch disse...

Hahahaha, chega a ser engraçado, pois tenho que concordar contigo! Tive duas das piores semanas do ano, logo que a primavera começou, e nesse exato momento tive uma crise bem intensa, mas consegui me acalmar após chorar bastante, me segurar pra não quebrar alguma coisa e escrever no meu blog.
Escrever é sempre bom. Tira um pouco o peso dos ombros, né?
Grande beijo!

Unknown disse...

Eu também sai há pouco de uma crise...
E concordo contigo, escrever ajuda muito.

bjão

Lisa disse...

Gostaria de saber onde você encontra esse grupo e essa profissional competente, pode me enviar por email se preferir. Estou a busca de terapia e tratamento, está difícil encarar esse transtorno sozinha... Preciso vencer minhas grades invisíveis e sair em busca de uma vida um pouco menos dolorosa pra mim e praqueles que me cercam.
Agradeço!
http://monologoborderline.blogspot.com/

Postar um comentário

Visitas Recentes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...