Translate

14/01/2011

Sensibilidade Borderline


Muitos indivíduos tem observado que algumas pessoas com TPB tem uma habilidade incrível de "ler" pessoas e descobrir seus gatilhos e vulnerabilidades. 

Um clínico, brincando, as chamou de borderlines paranormais. 

A sensibilidade interpessoal pode ser melhor entendida pelo cuidador em termos de astuta habilidade do border para identificar e usar dicas sociais e não verbais de outros. 

Os borderlines conseguem mostrar bastante empatia para com outros e muitas vezes entendem e respeitam seus sentimentos, e eles podem usar essas habilidades para “ver através de outros”. 

A opinião é de que muitos borderlines, quando crianças, desenvolveram essa “antena social e emocional” como uma estratégia de sobrevivência. 

Como adultos, continuam a usar essa antena social para descobrir os gatilhos e vulnerabilidades nos outros para que possam usar como vantagem em diversas situações. 

Terapeutas que trabalham com borderlines podem atestar que tais pacientes possuem um “dom” de saber como seu terapeuta está passando naquele dia (cansado, aborrecido, triste ou zangado) e muitas vezes trazem isso à atenção durante a sessão.

(fonte: trecho extraído do livro Stop Walking on Eggshells)

1 comentários:

Carla Dias disse...

Como sempre... um post excepcional.
Até parece que se está passando comigo!
Sim, Os Borders têm uma sensibilidade que eu chamo "extra-sensorial".
Percebem o mais pequeno pormenor na expressão, na voz, no olhar... no que seja.
São super-inteligentes e atentos.
Bjs
Carla

Postar um comentário

Visitas Recentes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...