Translate

26/01/2011

Protestos no Egito


O principal alvo dos protestos era o presidente do país, com pedidos para sua renúncia e pichações de “Fora Mubarak” em paredes.
O evento no Egito teria sido inspirado pelo levante popular que levou à queda do governo da Tunísia, há duas semanas. 

Os protestos foram batizados pelos próprios participantes como "um dia de revolta".

Os manifestantes foram dispersados pela polícia com o uso de bombas de gás lacrimogêneo. A polícia também usou canhões d'água para expulsá-los da Praça Tahir, local simbólico localizado no coração do Cairo.

O governo do Egito afirmou nesta quarta-feira que protestos estão proibidos no país e que quem contrariar a ordem poderá ser preso e processado.
(fonte: BBC Brasil)

10 comentários:

Anônimo disse...

Fora Mubarak!!!!!

Unknown disse...

É isso aí!!
Já passou da hora, já!!!

Anônimo disse...

Olá Wally,
Uma pessoa me disse que você copia muitas matérias sem autorização dos sites para postar no seu blog. Eu espero que isso seja mentira e que você tenha mesmo autorização desses sites para tal cópia, pois geralmente todos eles tem o selo do Copyright (geralmente está no fim da página dos sites), o que torna a cópia uma coisa mais complicada, pois algumas licenças Copyright (com alguns direitos reservados) até permitem cópias, mas desde que a fonte ou autor sejam citados em forma de um link clicável e que direcione os leitores diretamente para a página de onde você retirou o texto e a imagem que exibe em seu blog. Outras licenças Copyright (com todos os direitos reservados) não autorizam cópia de jeito nenhum, mesmo que você coloque os créditos, dependendo do caso tal ato poderá ser considerdo crime de violação de direitos autorais, roubo de propriedade intelectual alheia, plágio ou contrafração, que são crimes previstos nos artigos 184 e 186 do Código Penal. Sugiro que você leia o blog da Nospheratt para saber mais a respeito, ela é uma escritora muito conhecida e respeitada na blogosfera. Aqui está o link: http://blosque.com/plagio-e-copia/.

Se você não sabia disso antes, então por favor tome mais cuidado com o que você copia daqui para frente, porque se alguém descobrir cópias não-autorizadas no seu blog você poderá ser denunciada para a administração do Blogspot, e seus posts serão removidos.
Espero ter conseguido te avisar a tempo.
Abçs.

Unknown disse...

Bom, você teria me ajudado se de fato me dissesse quais são as matérias que copiei cujo site não permite a cópia.

Sempre cito a fonte, embora normalmente não coloque o link. Não vejo porque isso seria um problema já que a fonte é conhecida como BBC e O Globo.

É possível que eu tenha esquecido de citar a fonte em algumas postagens... quando comecei o blog não sabia de nada disso... mas sempre que retorno a uma postagem antiga retifico.

Realmente, você não me ajudou. Obrigada de qualquer forma.

Anônimo disse...

É tudo muito simples Wally... não me refiro à uma só matéria específica, e não estou falando só do selo de Copyright das matérias que você copia, mesmo porque muitas vezes não há nenhum embaixo de cada texto, embora no site R7 o Copyright esteja bem visível logo abaixo dos textos. Estou falando do selo de Copyright que está no final do template do site em si, o que significa que todos os textos que estão ali possuem todos os direitos reservados e proíbem a cópia para qualquer fim. Esse selo sempre está estampado em qualquer site jornalístico como G1, R7, BBC Brasil, qualquer um que publique reportagens, basta vc visitar os sites e rolar a tela do PC para ver o Copyright no final de seus templates. E se há permissão de cópia em algum site, então a fonte tem que ser citada em formato de link com a URL de onde exatamente vc retirou o texto. Não estou querendo lhe ensinar a blogar de jeito nenhum, isso é apenas um alerta, porque já ouvi sobre alguns blogs que foram denunciados ou deletados por causa disso e eu não gostaria que isso acontecesse com um blog tão legal como o seu, sou borderline e gosto de vir muito aqui para ler o que vc escreve sobre o problema. Já não há muitos blogs que falam sobre o transtorno, então se esse blog (que na minha sincera opinião é o que melhor explica o assunto)também vier a acabar não sei o que vai ser de mim e também não sei o que vai ser das outras pessoas com o mesmo transtorno que dependem desse blog para se manterem melhor informadas sobre o problema...

Unknown disse...

Entendi... vou começar a prestar mais atenção e embutir o link na fonte...
Foi algo que me passou totalmente despercebido.

Vou ver o que faço com as postagens antigas se vou editando pouco a pouco ou se deleto-as.

Obrigada pela explicação detalhada.

Anônimo disse...

De nada Wally, eu é que fico contente em poder lhe explicar essas coisas, pois gosto muito do seu blog.
Se vc aceitar uma sugestão, acho melhor vc não deletar suas postagens antigas, afinal nelas estão os comentários dos leitores e suas respostas à eles. Além disso, as curiosidades e notícias que vc posta aqui são muito interessantes, então eu gostaria de sugerir que vc escolha a primeira opção que vc falou, vá editando as postagens aos poucos, colocando suas próprias palavras e seus pontos de vista também, se achar interessante. Assim vc não estará copiando e portanto não estará infringindo nenhuma lei, vc apenas estará fazendo um relato de fatos ou narração sobre o que vc leu ou viu na internet. Sendo assim, ninguém poderá pegar no seu pé nem lhe acusar de fazer cópias não-autorizadas. Porque as pessoas podem lhe proibir de copiar, mas ninguém poderá lhe impedir de relatar os fatos ou comentar notícias com as suas palavras e opiniões, pois nesse caso vc estará gozando do seu direito de liberdade de expressão, garantido pela Constituição Brasileira. Quanto às imagens (fotos) dos posts antigos, esse problema de Copyright também existe, infelizmente, tanto para textos como para fotos. Pra vc escapar desse problema também, eu sugiro que vc pegue fotos que estejam em Domínio Público ou Free Copyright, ou você pode até mesmo ilustrar essas postagens antigas com gifs de licença livre. Dá até dó de deletá-los, então é melhor vc fazer assim pra não perder o que já postou lá atrás.
Me desculpe por ter te falado essas coisas aqui nos comentários, é que na hora eu só pensei em te alertar pra que vc pudesse livrar o seu blog de qualquer roubada.
Espero que dê tudo certo na resolução do problema.
Sucesso pro seu blog!

Unknown disse...

Obrigada novamente... vou tentar editar aos poucos... vamos ver se consigo.

Mas vc disse que o R7 não permite cópia nem com os créditos atribuídos? Daí terei que deletar de qualquer forma... =/

Paciência... é errando que a gente aprende... o duro se alguém pensar que fiz de má fé.

Anônimo disse...

Esse é que é o problema Wally... eu já imaginava que vc não copiava de má-fé, é por perceber que vc fazia isso na mais pura inocência que decidi te escrever tais comentários. Porque dependendo do lugar de onde vc copia os textos, pode até aparecer algum revoltado "chiliquento" exigindo que vc remova os posts. Acredite em mim, eu já vi isso acontecer aqui na blogosfera, pois muitos blogueiros ou jornalistas tem instalados em seus sites/blogs robôs de busca que detectam plágio e cópias não-autorizadas, eles não só dizem qual é o texto copiado, como também revelam quem copiou e em qual blog o texto foi publicado. Certa vez, uma blogueira muito famosa descobriu que vários textos seus foram publicados em outros blogs sem sua autorização. Detalhe: ela tinha o selo de Copyright bem visível logo abaixo de seus textos, e ainda diz que não permite cópia de jeito nenhum, ressaltando que é crime. Pois bem, essa blogueira, que por sinal é bastante temperamental e chata, foi em cada um desses blogs e armou barracos nos comentários, exigindo que os blogueiros retirassem seus textos dos blogs, expondo-os ao vexame perante os leitores. E eu realmente acredito em vc, sei vc fez sem maldade nenhuma, por isso eu quis ajudar. A sua sorte é que seu blog não tem fins lucrativos, não tem anúncios, essas coisas, senão o coisa poderia ficar muito mais complicada pra vc... Quanto aos textos do R7, eu tenho uma idéia pra que vc não precise deletá-los: lembra que eu te falei sobre comentar ou relatar os fatos com as suas próprias palavras no comentário acima? Então... vc pode pegar esses textos e editá-los como se estivesse relatando ou "contando" aos seus leitores sobre o que vc leu na internet, e pode acrescentar seu ponto de vista, suas opiniões, o que vc achar legal para que o texto fique com a sua cara, e não com cara de cópia fiel do site. Assim o texto adquire os estilo do seu blog e fica com uma aparência mais particular, como se vc estivesse customizando o texto do mesmo jeito que faria com uma peça de roupa, entende? E vc também pode transformar esses textos em uma espécie de "conversa direta com o leitor", usando a sua imaginação, sua criatividade. Faça de conta que vc é uma jornalista que narra e comenta os acontecimentos do Brasil e do mundo, no estilo "Datena", sabe? Porque os blogueiros tam~bém podem ser uma espécie de jornalista, e todo jornalista tem um estilo próprio de narrar e comentar notícias... é só vc se analisar e escolher qual é o seu estilo, qual é a sua identidade como jornalista-blogueira. Acredito que vai ficar show de bola Wally!!! Acredite, os leitores amam quando os blogueiros colocam notícias com seu próprio estilo. E o melhor de tudo é que ninguém vai poder dizer que vc copiou :)

Carla Dias disse...

A situação nos países Árabes começa a ser preocupante.
É certo que há muito vivem em ditaduras que devem ser abolidas. Mas no meio desta avalanche de acontecimentos que se alastra não só à Tunísia e Egipto, mas agora também ao Yemen e em breve ao resto do mundo Árabe, há sempre espaço para extremistas ou fundamentalistas tomarem campo e conseguirem ocupar o espaço de outras novas ditaduras.
Hoje estava estudando com a TV ligada, e quando me voltei, ainda consegui ver um pouco de uma manifestação no Egipto em que um homem (não sei dizer quem) gritava bem alto no púlpito:

Dêmos graças a Deus!
Viva o Islamismo !
Vamos fazer a democracia religiosa!

E eu pergunto: qual é o país que consegue ser verdadeiramente democrático se o estado é religioso?

Quando começou a "revolta do jasmim" na Tunísia, questionei meu professor de língua árabe sobre o impacto que isso poderia ter nos restantes países muçulmanos. Ele, na altura me respondeu que poderia ser perigoso na Argélia, mas que nunca poderia chegar ao Egipto. O Egipto é uma fronteira entre Israel e o mundo árabe.Muitos interesses europeus e americanos impediriam que tal acontecesse...
Pois... foi o que se viu !
E europeus e americanos podem intervir?... Sim, tal como aconteceu no Iraque. Uma miséria !!!

Postar um comentário

Visitas Recentes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...