Translate

02/03/2011

Será que a mãe do meu filho é borderline?


Da série: Comentários que Merecem Destaque
Comentário feito nessa postagem aqui.

Ela é chata, acorda de mau humor, passa um tempo já está bem humorada, ciumenta e possessiva.
Ela não quer nem que eu saia pra trabalhar, grita muito, é escandalosa, vive rodeada de amigos e amigas, se veste com roupas vulgares e chamativas, quer ser o centro da atençãoes, é mentirosa, tem mania de furtar  objetos, não suporta ficar sozinha, gasta dinheiro atoa, fica devendo pra todo mundo... Já me traiu várias vezes..

Além disso por qualquer coisinha ela começa a gritar e chegou a me agredir, quando conhece um novo amigo 
(ah, é a melhor pessoa do mundo, dias depois ela passa a odiar a pessoa). 
Não se importa com meus sentimentos, as vezes diz que me ama, as vezes me odeia, tudo o que ela faz de errado põe a culpa em mim... 
Não consegue trabalhar em nada, nem o serviço doméstico ela faz... As vezes chora, as vezes ri, faz coisas estranhas, exije sexo todos os dias..

Estou separado dela há 4 meses, por traição e abandono de lar, entrei na justiça para ficar com a guarda do meu filho, pois ela não tem paciência com o menino, ela tenta voltar comigo, mas eu não aceito devido as traições, ela é muito bonita, sempre tem um monte de homens atrás dela, parece que ela gosta disso e não tem a mínima vergonha... Dia desses ela me agrediu a mordidas por ciúmes.. É muito escandalosa..

Eu vivi com ela 8 anos, a mãe dela me disse que ela tentou suicídio uma vez com 17 anos, é filha de pais separados e a família dela inteira é meio esquisita...
Enquanto eu vivi com ela, nunca tentou se matar, mas sempre ameaçava, ela não se auto-mutila, mas tem o costume de fingir que está doente, exagera nos sintomas... Ela é fria e calculista, muito estranha mesmo...

Ela nunca quis ir ao psicólogo e diz que eu é que sou louco, ela não... Será que ela é borderline?

Ela erra e não aprende com os erros... Ela se deixa influenciar pelas pessoas. Ela é impulsiva, faz primeiro para depois pensar no que fez. Ela é muito dramática.. dirije o carro como louca.. 

Não sei por que a amo tanto, sendo que  ela sempre foi cruel comigo...
Mas tenho quase certeza de que não vou voltar com ela..

Pode ser que ela seja histriônica, pois pelo o que li, os sintomas são parecidos...

Gostaria de te fazer uma pergunta: 


Porque as pessoas assim não se importam com os sentimentos dos seus cuidadores?
João

João, 

Muito obrigada por sua participação em colaborar com esse blog. São muitas as pessoas em buscas de respostas e comentários assim podem ajudar e muito.

As características que ela apresenta preenchem quase todos os critérios do Diagnóstico de TBP. Mas naturalmente que tal diagnóstico só pode ser confirmado quando ela iniciar um tratamento.

Sobre sua segunda pergunta 'Porque as pessoas  assim não se importam com os sentimentos dos seus cuidadores?'  a resposta encontra-se no post Medo, Impulsividade & Culpa Borderline
Mas vou copiar o trecho principal aqui:

O medo!!! ... o medo leva à impulsividade que por sua vez leva à culpa (jogada em si próprio ou em outrem)

E quando o border culpa o cuidador pelo curso dos acontecimentos e se coloca em posição de vítima, ele assume tal atitude decorrente do medo de ser abandonado.

Então, quando o border dá aquela impressão de que não está se importanto com os sentimentos do cuidador, ele está na verdade, morrendo de medo. Ele reage dessa forma para mascarar seu medo.

O medo o torna irracional fazendo com que ele faça qualquer coisa para se proteger seja de algo real ou imaginário.

Wally

3 comentários:

Anônimo disse...

eu tb tenho isso, e pode ter certeza que, no fundo, ela sofre muito mais do que você por ser assim...

Anônimo disse...

Olá João ,
Me comovi com seu depoimento,espero que atualmente vc esteja melhor e já tenha se dado conta de que vc não pode ajudar a mãe de seu filho!
Pelo que vc descreve os sintomas desta mulher são de uma pessoa border,mas pode haver coisas associadas que beiram a psicopatia,como disse o psiquiátra em um dos comentários.
histriônica é diferente ,pois não há manipulação da doença para conseguir algo ,é um pouco delicado explicar ,mas os sintomas dos borders podem não somente estar associado com outras coisas,como também ser facilmente confundidos.Por isso um profissional deve atuar . E se for o caso de psicopatia meu caro ,não adianta vc ficar se questionando o porque desta Senhora não ter sentimentos com relação à vc ou ao seu filho.
Ainda que ela seja border isso é muito delicado,pois ela se arrisca e arrisca demais vc e seu filho,a melhor coisa é sugerir o tratamento e seguir com a sua vida.Vc não pode salvar uma pessoa que não tem um nível de consciência de si e de cuidado com o outro a menos que ela queira.João porque vc ficou nesta relação?Porque as pessoas se apaixonam por borders?...Porque são pessoas ,possuem um lado sedutor ,aquela coisa de se expor e se jogar no mundo inclusive sexualmente falando,a intensidade das coisas...no primeiro momento isso pode ser interessante e depois...vc percebe o desastre!Mas diante da sua dificuldade em perceber a situação e abrir mão desse sonho que não aconteceu,vc poderia pensar...O que te fez continuar tempos nisso?Será que vc não está doente também?
... A boa noticia é que vc tem cura e pode reparar os danos que seu filho já sofreu com uma mãe que o abandonou,centre-se nisso ,pois isso é o mais importante neste momento!
Abraço Psicóloga

Anônimo disse...

Simplesmente descreveu minha mãe, agora não sei se ela é uma psicopata ou uma borderline, ela sempre tenta me colocar para baixo e tenta me tratar de louco e imbecil na frente dos outros, já tentei começar uma faculdade 2 vezes mas nas duas ela conseguiu me impedir, na última vez que fui entrar na faculdade de direito, ela chegou ao limite de procurar um psiquiatra e mentir para ele, e o pior que ela manipula perfeitamente, eu quase fui internado por causa dessa doença dela, se não fosse a intervenção do meu avô ir falar com o psiquiatra e explicar o caso dela eu estaria num "manicômio" essa hora, agora me mudei da casa dela, ela não faz a mínima ideia do meu telefone nem endereço atualmente, ainda bem, vou entrar na faculdade ainda esse ano e depois ver se falo com um psiquiatra para ela ser tratada, por que ela precisa urgentemente de tratamento, ela prejudicou muito minha vida e da sua própria família, sempre tentando manter os outros o mais "acabado" possível, sem amigos, sem convívio social, sem emprego, sem estudar, ela tenta de qualquer jeito prejudicar os familiares, e sempre é a vítima da história jogando a culpa nos outros e manipulando.

Postar um comentário

Visitas Recentes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...