Translate

31/03/2011

Hipervigilância Borderline e Doenças Físicas

É muito estressante estar perto de alguém que pode lhe repreender severamente à qualquer momento sem nenhuma provocação visível.

Numa tentativa de ganhar algum controle sobre o que parecem ser comportamentos borderline muito imprevisíveis, o cuidador geralmente se encontra “em alerta” para prever a ocorrência de comportamentos angustiantes do border. 

Se ele conseguir predizer quando esses comportamentos irão ocorrer, então o cuidador pode se preparar para ou defender a si mesmo ou evitar ser invadido pela raiva e pelo agir para fora. 

Contudo, estar em alerta requer um senso elevado de excitação tanto física como psicologica que, muitas vezes, pode esgotar as defesas naturais do corpo contra o estresse. 

Como resultado, sintomas físicos de estresse começam a se manifestar na forma de dores de cabeça, úlceras, alta pressão sanguínea e outras doenças.

(fonte: trecho extraído do livro Stop Walking on Eggshells)

3 comentários:

Srta Solidão disse...

Tenho todos esses sintomas físicos, constantemente.

Anônimo disse...

Olá!

Será que você poderia me ajudar?

Estava lendo sobre personalidade borderline e me identifiquei com a maioria dos sintomas, li bastante sobre isso e todos os sintomas (tirando o uso de drogas, álcool, abuso sexual) me identifiquei. Ontem lendo sobre o assunto achei um site dizia que o transtorno pode ser confundido com algumas doenças físicas (hipotireoidismo, doenças metabólicas, infecção sistemica, ads e outrs). Dizem que estes exames devem ser feitos antes do diagnostico de transtorno de personalidade borderline… A minha dúvida é: o que tem a ver o transtorno com estas doenças físicas? Existem outras doenças físicas que podem ser confundidas? Eles falavam o nome de algumas doencas graves!

Fiquei assustada, na vdd, desesperada pelas doencas fisicas que falavam, pois tinha me identificado com o transtorno borderline e muito, mas qdo vi o nome de tantas doencas fisicas fiquei mais assustada ainda, pois pior que o transtorno são as doencas... embora eu nunca tivesse cogitado estas doenças.

Há chances de alguém que se identifica com o transtorno ter alguma destas doencas fisicas ou invés do transtornos? Quais são as doencas em que os sintomas podem ser confundidos com transtorno da personalidade borderline?

Por favor, aguardo a sua resposta! :'(

Me escreva, por favooooorrrr...
ano_nima85@yahoo.com.br

Unknown disse...

Olá,

Olha, o que eu posso te garantir é que pra ser diagnosticado como borderline o paciente precisa preencher pelo menos 5 dos 9 critérios estabelecidos para o TPB.

Dá uma olhadinha aqui nesse tópico: http://bit.ly/ew6Mx8

E, seja como for, a melhor coisa a fazer é procurar um profissional pra tirar todas as dúvidas.

abraços e boa sorte!!

Postar um comentário

Visitas Recentes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...