Translate

09/03/2011

Facebook Desenvolve Sistema Anti-Suicídio


Vocês se lembram do caso de suicídio anunciado no Facebook? Nessa postagem aqui!

Bom, felizmente uma atitude bem responsável para evitar que o caso se repita foi tomada pelo Facebook. Veja a matéria da BBC:

O Facebook anunciou o lançamento de um sistema que permite que os usuários comuniquem à equipe do site sobre amigos que eles acham que podem estar considerando o suicídio.

A iniciativa é o resultado de uma parceria com a ONG britânica The Samaritans (Os Samaritanos, em inglês), após uma série de casos polêmicos de pessoas que anunciaram suicídios em suas páginas pessoais.

O novo dispositivo consiste em um formulário específico a ser encontrado na Central de Ajuda do Facebook, em que qualquer pessoa pode detalhar as preocupações que tem sobre outro usuário, dizendo seu nome completo, o endereço da página onde ele postou mensagens suspeitas e dando mais detalhes sobre os grupos a que ele pertence.

O formulário é enviado para a equipe de moderadores do site, que podem acionar a polícia imediatamente caso seja reportado algum caso de intenção de suicídio.

Caso não seja necessária uma ação imediata, as informações serão encaminhadas à ONG britânica, que poderá entrar em contato com a pessoa para oferecer aconselhamento.

Segundo representantes do Facebook, sempre foi uma política da empresa notificar a polícia se um usuário estivesse em risco de dano corporal iminente.

A ONG The Samaritans diz que o sistema está operando em modo de teste há três meses, durante os quais recebeu muitos relatórios genuínos e nenhum tipo de brincadeiras.

O mecanismo foi criado para ajudar a prevenir casos como o da trabalhadora voluntária britânica Simone Back, de 42 anos, que morreu no Natal de 2010 após tomar uma overdose de remédios.

Back estava deprimida e escreveu sobre sua intenção de se matar em sua página do Facebook.

Muitos de seus contatos no site comentaram a mensagem, mas nenhum deles acionou qualquer alarme.

3 comentários:

Driele disse...

é realmente uma boa iniciativa
mas essas grandes empresas nao sei nao
mo cara de q só quer evitar processo :*

Unknown disse...

Acho que não é, Driele.
Mesmo porque o FB não pode ser processado por isso.
De qualquer forma eu já trabalhei no Posto Samaritano aqui no Brasil, e sei que o trabalho é sério mesmo.

Já a iniciativa do FB pode ser apenas para ganhar crédito com seus usuários, mas como saber? De qualquer forma o que importa é o resultado final...

Srta Solidão disse...

òtima iniciativa! Bem q o orkut poderia fazer o mesmo...

Postar um comentário

Visitas Recentes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...