Translate

12/07/2010

A Inteligência do Polvo

Com essa história do Polvo Alemão adivinhando todos os times vencedores, fiquei bastante curiosa quanto a inteligência do molusco e resolvi pesquisar a respeito desse animal marinho que além de fofo, é muito saboroso =D
.
Bem, eis um pouco do que descobri:
.
Ele é um animal extremamente inteligente com grande volume cerebral e um sistema nervoso altamente complexo disperso por todo o corpo.
.
O polvo é capaz de desarrolhar tampas de frascos, decorar a sua habitação com belas pedras, conchas e pedaços de vidro colorido, esconder-se, resolver labirintos e problemas, distinguir padrões e formas, praticar aprendizagem por observação e mesmo brincar atirando garrafas ou objetos contra a corrente e apanhando eles em seguida.
Diversos estudos demonstram que estes animais com grande capacidade e delicadeza sensoriais são capazes de aprender, sentir dor, reter memórias e utilizar conhecimentos adquiridos para resolverem problemas.
.
Os polvos são capazes de planejar ações e de as executar de acordo com objetivos traçados de modo a favorecer a sua vida e a sua sobrevivência.
Tais como as lulas, os polvos conseguem mudar as suas cores e padrões desde o verde e azul até ao cor-de-rosa. Estas mudanças constituem um tipo de linguagem visual que inclui sinais para substantivos e verbos.

As variações ocorrem conforme a época de acasalamento, comportamento, stress, intenção de comunicação mútua e servem também para localizar presas transparentes.
.
Dois biólogos marinhos, Jennifer A.Mather e Roland C. Anderson, estudaram a personalidade do molusco e descobriram que os polvos também aplicam sua inteligência a situações práticas. Eles queriam ver se um polvo mudaria seus hábitos alimentares quando oferecidos diferentes tipos de presas. 
O que faria um polvo se encontrasse um molusco difícil de abrir, por exemplo? Anderson e Mather deram aos polvos moluscos que normalmente são simples para abrir, mas amarraram os moluscos fechados. 
.
Para não fracassarem, os polvos simplesmente passaram a perfurar a concha para chegar à carne suculenta. 
.
Os dois cientistas também observaram que após apenas algumas tentativas fracassadas, os jovens polvos gigantes do Pacífico rapidamente aprenderam como perfurar eficientemente perto do centro de um molusco para chegarem à carne.

0 comentários:

Postar um comentário

Visitas Recentes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...