Translate

10/07/2010

Chifre Cutâneo

Zhang Ruifang, uma senhora de 101 anos, da vila de Linlou, na província de Henan, China, desenvolveu uma estranha protuberância no lado esquerdo da testa.



No início pensou que se tratava de uma simples verruga, mas com o decorrer do tempo, a saliência se transformou no que aparentemente é um chifre cutâneo de 6 cm. Agora, outra pequena protuberância está crescendo no lado direito.

Esses chifres tem um crescimento em forma de funil, e embora a maioria tenha apenas alguns milímetros de comprimento, alguns podem crescer alguns centímetros.
Os chifres cutâneos são feitos de queratina compactada, a mesma proteína que temos em nossos cabelos e unhas, e nos chifres, lã e penas dos animais.

Eles geralmente se desenvolvem em adultos idosos de pele clara que possuem um histórico de exposição prolongada ao sol, mas é extremamente raro ver saliências deste tamanho.
Os crescimentos são mais comuns em pessoas idosas, com idades entre 60 e 70 anos. 
Eles às vezes podem ser cancerígenos, mas mais da metade dos casos são benignos.

Entre os fatores básicos para o aparecimento dos chifres cutâneos estão as verrugas comuns, câncer de pele e queratoses actínicas, manchas de pele escamosas que se desenvolvem na pele exposta ao sol, como face, couro cabeludo ou antebraços. 
Os chifres cutâneos podem ser removidos cirúrgicamente, mas isso não trata os fatores responsáveis pelo tumor.


Outro caso:

Ao longo de 20 anos essa mulher de 69 anos viu nascer um chifre de 17 cm em sua testa. Essa doença, conhecida como "Chifre cutâneo", é um tumor relativamente raro, geralmente associado à exposição prolongada ao sol.

 



0 comentários:

Postar um comentário

Visitas Recentes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...