Continuação da série Aromaterapia - O Perfil dos Óleos Essenciais
.
O que o torna único é o uso do óleo essencial de bergamota, que dá sabor a muitas bebidas e doces.
A fragrância profunda e cítrica da bergamota é também um componente popular em perfumes masculinos, e muito usada em aromaterapia.
Uma pequena árvore cítrica originária da Ásia tropical produz a fruta verde e arredondada cujos óleos são extraído da casca antes do amadurecimento.
O óleo de coloração esverdeada só conquistou apreço quando a árvore foi plantada em Bérgamo, Itália, no século 15. Lá a fruta passou a ser usada no tratamento de febres, malária e vermes intestinais. Ela também é cultivada nos climas tropicais da Califórnia, Flórida e Caribe.
De acordo com a lenda, Cristóvão Colombo levou a árvore ao Caribe, onde ela é usada em práticas de vodu para proteger pessoas contra o azar. Colombo pode ter tido razões pessoais para levar a bergamota na viagem. Levar a fruta seca no bolso era uma superstição que supostamente mantinha um viajante seguro em suas jornadas, e reduzia o desgaste do percurso.
Os modernos aromaterapeutas sugerem pingar algumas gotas de bergamota em um pedaço de pano e levá-lo no bolso ou mala. Cheirar o pano durante uma viagem pode reduzir o estresse, depressão, ansiedade ou insônia.
Principais componentes da bergamota: acetato de linalil, linalol e até 300 outros componentes, entre os quais bergapten.
O aroma da bergamota: uma fragrância fresca, verde, limpa e refrescante, mas ligeiramente aguda e balsâmica, se comparada a outros cítricos. Ele se mistura bem a outros aromas, tornando outras fragrâncias mais suaves e ricas.
Propriedades terapêuticas da bergamota: anti-séptica, antiinflamatória, antidepresseiva, antiviral, antibiótica.
Usos da bergamota: a bergamota combate diversos vírus, entre os quais os causadores da gripe, herpes, cobreiro e catapora. Devido às suas versáteis propriedades antibióticas, também trata de infecções bacterianas no sistema urinário e diversas condições de pele, entre as quais eczemas. O melhor uso é em forma diluída, em loção ou óleo de massagem aplicado externamente sobre a área afetada.

Avisos sobre a bergamota: devido ao bergapten, a bergamota pode causar fotossensibilidade, com pigmentação anormal de pele em caso de uso externo por indivíduos sensíveis e expostos ao sol.
.
Há um óleo essencial sem bergapten; a embalagem deve conter essa informação. Embora a idéia de produzir um chá Earl Grey em casa possa parecer atraente, melhor deixar a tarefa aos especialistas. Eles acrescentam uma quantidade mínima de óleo essencial ao chá, em proporção na qual a ingestão é segura.
0 comentários:
Postar um comentário