Translate

18/05/2010

Farofa de Içá (Formiga Tanajura)


O inseto aparece no cardápio rural brasileiro. A variedade preferida é o içá - uma formiga que dizem ter um gosto parecido com amendoim. Além de consumida em farofas, ela também pode ser torrada com tempero ou congelada para comer durante o ano.

E faz bem à saúde! Como vários outros insetos, as formigas são ricas em proteína, têm baixo teor de gordura e alto teor de fósforo.


Curiosidade - Do outro lado do mundo, os chineses usam formigas para fabricar um vinho que é útil no tratamento de reumatismo e no fortalecimento dos músculos e ossos.

17 comentários:

Unknown disse...

meu Deus, meio bizarro isso tudo, ne?...rs

Unknown disse...

Super! Mas é um prato comum entre os chefs famosos... eu vi um deles (um francês) no Jô preparando O_O

Unknown disse...

pois eu assisti a um filme brasileiro, chamado Estomago, que um dos caras, que era cozinheiro, fez tambem uma farofa de formigas, pois um outro tinha contado a ele que na Franca era chique...rs

Unknown disse...

Um filme chamado Estomago??? Que nome esquisito!!! rsrsrs
De fato, tal qual o scargot, a farofa de formigas é um prato chique na França :P

Anônimo disse...

tenho 54 anos,nascido e criado em jacarei, vale do paraiba,como iça desde os meus primeiros anos de vida, não fico um ano sem comer iça, é gostoso demais, pena que só sai uma vez por anos, apenas em outubro.
se saisse o ano inteiro eu não comeria outra mistura, pois como iça com comida, feijão e arroz, bom demais.
jair de oliveira

Unknown disse...

Puxa Jair! É mesmo?
Agora fiquei curiosa... como você faz pra conseguir as formigas? E é você mesmo quem as prepara?
Ah e uma vez um chef francês foi no Jô Soares e preparou Içá e Jô garantiu que tinha gosto de amendoim...
Você compartilha da mesma opinião?

lindio disse...

pra mim parece gostoso mas vai saber ...
talvez seja apenas mais uma comida de antigamente q vinheram descobri-la agora eu tinha coragem de comer uma farofada de içá XD.
alguem teria?? ...
rsrs

Unknown disse...

Não seria minha primeira opção, mas eu teria coragem, sim :)

Tia Tica disse...

Eu amo iça,quando chega outubro fico muito ansiosa para chover logo e trovejar, não consigo trabalhar direito pois trabalho dando aula de natação e peço aos alunos que peguem quando cai na piscina. No dia é uma festa!!!! Não acho que se pareça com o amendoim, é um sabor que não consigo descrever. Experimente sem preconceito, as pessoas sentem vergonha de falar que já comeram içá mas pode ter certeza que vai gostar. Até minha filhinha de 2 aninhos adorou e pede sempre e é muito bom para a saúde. Existe um médico no interior de São Paulo que dá aos seus pacientes porções de içá congelado para se restabelecer e é tamnbém afrodiziaco.

Unknown disse...

Ahh mas eu não tenho preconceito não.
Se tiver oportunidade experimento com certeza!!
Infelizmente na minha cidade ainda não consegui encontrar nem rã quem dirá içá.
Outra coisa que quero experimentar é cérebro de vaca =D

Muito obrigada pelo comentário!!!

Zilda Palloni Somense disse...

Eu comia quando era criança, lá em Ibitinga...rs...a gente tirava o corpinho, assava na chapa do fogão a lenha e mandava ver, e vou dizer era crocante feito um salgadinho da chips!Argh! rs!

helder silveira disse...

Eu já comi é gostoso!
uma boa pascoa!

Unknown disse...

Eita que fiquei com vontade de experimentar! :)

Anônimo disse...

eu ja comi muita destas formigas chegava ate brigar com as criança da rua para pega-las primeiro,comia ate cruas. cleusa,orlÂndia sp.

Unknown disse...

Nossa!!! Até crua?! O.o
Caramba :)

Anônimo disse...

quando eu era crianca morava no sitio ia pegar no formigueiro.meu pai e meus irmaos pegavam de baldes cheios passavamos um tempao comendo tanajura.e a melhor coisa que ja comi hoje e muito dificio encotralas.amo tanajura ate minha filhinha de anos adora tanajura.como eu queria voltar na queles tempos.

Anônimo disse...

Nossa . eu gosto Muito . DE iça. todo ano eu como. pego sempre que dá . minha mae faz e eu amo comer ele com farofa. meu pai,meu irmao e meu cunhado comem até crú. rsrsrs . assim eu ném tenho coragem nao,mas quando esta frito eu como orrores. amo q amo. com farinha mehor ainda. eu sempre limpo os iças. tiro ferrao,asas e pernas. ér claro néh .aqui em casa todos gostam muito . até compramos içá de umas pessoas que pegam e vendem .porque içá ér tudo di bom .Beeijoo's Lindos& Lindas. Se quiserem me adc no face, fiquem avontade: Pytt_vr@hotmail.com (Pytt Andrade) . Abraços.

Postar um comentário

Visitas Recentes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...