Translate

20/05/2010

Proibido Usar Burca na França

O gabinete de governo francês aprovou nesta quarta-feira um projeto de lei que proíbe o uso em público de vestimentas que escondam o rosto, como alguns tipos de véu islâmico.
A proposta prevê que as mulheres que escondam o rosto sejam multadas em 150 euros (equivalentes a cerca de R$ 340) e que, em alguns casos, tenham que assistir a aulas de cidadania. Se reincidentes, elas poderiam ser condenadas à prisão.
Também foi sugerido que seja reconhecido como crime a "incitação a esconder o rosto", para punir pessoas que obrigarem as mulheres a usar a vestimenta. Nesse caso, o condenado ficaria sujeito a um ano de prisão e multa de 15 mil euros (cerca de R$ 33 mil).
"A cidadania deve ser exercida com o rosto descoberto", disse o presidente francês, Nicolas Sarkozy ao gabinete, segundo um comunicado.
Críticos
Agora que foi aprovado pelo gabinete, o projeto deve começar a ser debatido no Parlamento em julho e votado em setembro.
A nova lei afetaria mulheres que usam dois tipos de véu: a burca, que cobre completamente o rosto, e o Niqab, que cobre parcialmente.
Calcula-se que o número de mulheres que usam os dois tipos de vestimenta na França varie de centenas a não mais do que dois mil.
A França é o país europeu com o maior número de muçulmanos, pelo menos 5 milhões, segundo estimativas.
O governo deseja introduzir a proibição apesar de indicações de que a lei pode ser considerada inconstitucional.
Críticos dizem que a legislação é uma tentativa de agradar o eleitorado de extrema direita e desviar a atenção dos problemas econômicos vividos pela França. Líderes islâmicos franceses já se disseram contra a proibição.
Mas o Parlamento já aprovou uma resolução condenando o véu como uma afronta aos valores republicanos, à dignidade e à igualdade.

2 comentários:

Unknown disse...

olha, esse assunto e polemico, claro...mas assim como na Arabia Saudita e proibido mulheres andar sem o veu (inclusive estrangeiras), acho que o presidente da Franca pode proibir andar de burca...nao quero dizer que eu concorde, em nenhum dos dois casos, mas se vale para uns tem que valer para outros...

Unknown disse...

Mas na Arábia Saudita SEMPRE foi proibido (pelo menos acho eu) já na França, inicialmente era permitido e agora querem mudar? Bom, eu não sei... também não concordo com nenhum dos dois casos...

Postar um comentário

Visitas Recentes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...