Translate

18/05/2010

Sudoku - Como surgiu e Como jogar!

O sudoku começou como o jogo chamado "Number Place", nos livros de quebra-cabeças da Dell dos anos 70. Ele foi adaptado de um conceito matemático chamado "Latin squares", mas foi primeiramente escrito pelo matemático suíço Leonhard Euler em 1700, aproximadamente. O "Number Place" não era muito popular nos Estado Unidos, mas em 1984 chegou ao Japão e foi sucesso imediato. Nobuhiko Kanamoto, editor de Nikoli, editora japonesa de quebra-cabeças, o chamou de Suuji Wa Dokushin Ni Kagiru ("The numbers must be single" - "Os números precisam ser únicos"), nome que mais tarde foi abreviado para "sudoku", significando "número único".

Em 1997, o neozelandês Wayne Gould descobriu o sudoku em uma viagem para o Japão e tentou trazê-lo para os Estados Unidos. Gastou anos fazendo um programa de computador para gerar os quebra-cabeças. Gould mostrou seu trabalho para o USA Today, que o recusou, mas o New York Post o aceitou em abril de 2005. O sudoku agora está em 140 jornais pelo mundo e usuários de telefone celular podem até fazer download de sudokus em seus telefones.

A melhor forma de aprender a arte do sudoku é trabalhando num quebra-cabeças. Vamos montar o quebra-cabeças (fácil) para sentir como é o processo. Se você consegue resolver um quebra-cabeças fácil, também consegue um difícil, só tomará mais tempo.
Fundamentos do sudoku

Sudoku (ou su doku) é um jogo de números (especificamente os números 1 a 9), mas não se trata de matemática. Trata-se de lógica. Em vez de 1 até 9, poderíamos usar as primeiras nove letras do alfabeto ou um conjunto de nove símbolos e seria o mesmo jogo.
A base do sudoku é uma "grade" nove por nove. Você tem três seções para pensar: linhascolunas e caixas.


O objetivo do jogo é preencher cada linha, coluna e caixa de nove quadrados com os números 1 até 9, sendo cada um usado apenas uma vez em cada seção. É a interação entre as linhas, colunas e caixas que diz onde colocar os números; então, se você começar com uma grade em branco e colocar números na linha 1, coluna 2 e caixa 4 (de acordo com as regras do sudoku), ficará parecido com isto:


Claro que começar com uma grade em branco não é um grande desafio. Um sudoku já tem alguns números preenchidos e é seu trabalho descobrir aonde vão os outros números. Segue um exemplo de um sudoku real do livro "Book of Sudoku 3", de Michael Mepham.


Ele tem vários níveis de dificuldade: do fácil até o muito difícil, com base em quantos números você começa e onde estes números são colocados (Michael Mepham, criador de quebra-cabeças do jornal londrino Daily Telegraph, classifica seus quebra-cabeças como Fácil, Moderado, Difícil e Diabólico). Um quebra-cabeças fácil fornece bastante números, posicionados estrategicamente para permitir que você descubra a resposta usando uma lógica simples. Cada um tem apenas uma resposta

2 comentários:

Unknown disse...

ai que dificil....rs..

Unknown disse...

Não é, não... é bem mais fácil do que usar o Facebook. rsrsrs

Postar um comentário

Visitas Recentes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...