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22/06/2011

Dez passos para um Coração mais Saudável

Mudar os hábitos de vida é uma necessidade para quem precisa conviver com uma doença cardíaca ou quer se prevenir de uma. Infelizmente, muitas pessoas precisam passar por um susto para tomar essa atitude. 

Se você não quer fazer parte nesse grupo, reproduzimos uma lista elaborada pela Harvard Medical School com dez pequenas atitudes que podem, depois de um tempo, fazer uma grande diferença para a saúde do seu coração.

1- Faça uma caminhada de dez minutos. Se você não se exercita nunca, uma pequena caminhada é uma boa forma de começar.

2- Levante um pouco de peso. Levantar que pese um pouco menos de um quilo algumas vezes por dia pode ajudar a tonificar os músculos. Quando ficar fácil, mude para itens mais pesados ou matricule-se na academia.
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3- Coma uma porção de frutas ou vegetais todos os dias. Eles são baratos, gostosos e fazem bem para muitas coisas, desde o seu cérebro ao intestino.

4- Tome café da manhã. Comece o dia com alguma fruta e grãos integrais como aveia, farelo de flocos e torrada integral.

5- Pare de beber suas calorias. Cortar refrigerantes ou bebidas com muito leite pode fazer você facilmente economizar cem ou mais calorias por dia. Em um ano, isso pode se traduzir numa perda de 4,54 kg.
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6- Carregue uma porção de noz. Nozes, amêndoas e amendoins fazem bem para o coração. Tente consumí-los quando você precisar de um lanche rápido. E adicione-os a saladas e use-os para substituir as carnes em massas e outros pratos.

7- Prove frutos do mar. Coma peixes ou outros alimentos do mar em vez de carne vermelha uma vez por semana. Faz bem para o coração, o cérebro e as medidas da sua cintura.

8- Respire fundo. Tente respirar devagar e profundamente por alguns minutos do dia. Pode ajudar a relaxar. Uma respiração lenta e profunda também pode ajudar a baixar a pressão arterial.

9- Lave as mãos com frequência. Usar água e sabão durante o dia é um bom jeito de proteger seu coração e sua saúde. Gripe, pneumonia e outras infecções podem ser muito danosas para o coração.

10- Contabilize as coisas boas. Tirar um momento por dia para lembrar das coisas boas da sua vida é uma forma de começar a ativar outras emoções positivas. Elas estão relacionadas a uma saúde melhor e sensação de bem-estar.

4 comentários:

Super Links disse...

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T. Emily disse...

Legal!
Eu só precisava tomar café da manhã mais vezes. rs

Reflexões Borderline disse...

Eu também.
O único dia que toma café da manhã é sábado...

T. Emily disse...

Po, eu tomo muito raramente, umas 3 vezes por semana no máximo.

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