O comando da Aeronáutica informou nesta quinta-feira (16) que está  implementando medidas de segurança a fim de evitar eventuais problemas  causados por uma tempestade solar, que deve afetar o espaço aéreo de  Brasília até o dia 20 de setembro.
.
O fenômeno é uma interferência natural que ocorre por conta do  alinhamento entre o Sol e a Terra, causando interferência em sistemas de  comunicação, como satélite, e pode durar de 3 a 16 minutos, entre  14h45min e 15h. Durante esse período, todas as decolagens serão  suspensas no aeroporto Juscelino Kubitschek.
.  Em nota divulgada no começo da noite desta quinta, o comando da  Aeronáutica afirmou que as decolagens serão suspensas no aeroporto de  Brasília cinco minutos antes do prazo previsto de ocorrência do  fenômeno. Segundo a Aeronáutica, novas decolagens serão autorizadas  “imediatamente após cessar o fenômeno”. Para as aeronaves que estiverem  sobrevoando o espaço aéreo de Brasília durante o horário suijeito à  ocorrência do fenômeno, serão indicadas frequências alternativas.
.
  Ainda segundo a Aeronáutica, todas as medidas já foram comunicadas às  companhias aéreas. A Aeronáutica afirmou ainda que as tripulações já  “têm pleno conhecimento dos procedimentos a serem realizados”. 
A  suspensão das decolagens durante o período determinado, segundo a Força  Aérea, tem caráter preventivo a fim de manter os padrões de segurança de  vôo.





0 comentários:
Postar um comentário