Translate

08/06/2010

Cromoterapia

Vivemos num mundo colorido, onde as diferentes cores a que estamos expostos influenciam a nossa vida
.
Um dia de Inverno cinzento pode fazer-nos sentir tristes e levar-nos a escolher roupas escura para vestir nesse dia.
.
Por outro lado, um dia ensolarado de Verão estimula o bem-estar e a nossa alegria de viver, levando-nos a vestir uma roupa colorida! 
.
A Cromoterapia funciona dentro da mesma linha: é uma terapia alternativa que recorre às cores para devolver ao corpo, mente e espírito, o seu equilíbrio natural.

Uma história a cores

Os efeitos poderosos das cores é conhecida e estudada há milhares de anos por civilizações tão antigas como as do Egito, Índia, Grécia e China. 
.
Acredita-se que a Cromoterapia possa ter as suas raízes na Ayurveda, uma especialidade médica praticada na Índia há milhares de anos e que associava a cor aos “chakras” – os 7 pontos espirituais do corpo, localizados ao longo da coluna. 
.
Cada “chakra” corresponde a um órgão e cada órgão a uma cor.
No caso de algum desequilíbrio ou doença, expor o “chakra” afetado à sua cor dominante seria o suficiente para devolver a saúde e bem-estar ao paciente.
  1. Vermelho: Chakra da Raiz ou Básico: Rins, bexiga e espinal-medula.                        
  2. Laranja: Chakra do Sacro ou Sexual: Órgãos sexuais, útero, ovários, próstata.                        
  3. Amarelo: Chakra do Plexo Solar: Baço, fígado, estômago, vesícula biliar (sistema digestivo).
  4. Verde: Chakra do Coração ou Cardíaco: Coração, pulmões, fígado e sistema circulatório.
  5. Azul: Chakra da Garganta ou Laríngeo: Garganta e pulmões.                   
  6. Índigo: Chakra do Terceiro Olho ou Frontal: Sistema nervoso autónomo/hipotálamo. 
  7. Violeta: Chakra da Coroa ou Coronal: Cérebro superior e olho direito.
Mas a Cromoterapia esteve ainda presente na vida de várias outras civilizações antigas: os egípcios eram conhecidos pelos seus templos de luz e cor, uma espécie de solário, cujas janelas continham vidros coloridos. 
Com a ajuda do sol, os pacientes eram banhados com diferentes cores. 
.
Na China, as aplicações terapêuticas da Cromoterapia associavam cada órgão do corpo humano a uma cor específica.
.
Há relativamente pouco tempo, na Europa do século XIX, as vítimas de varíola e os seus quartos eram cobertos com panos vermelhos de forma a atrair a doença para fora do corpo.
.
Atualmente, o estudo das cores e das suas diferentes influências no ser humano continua a ser determinante: avalia-se quais as melhores cores para aplicar em ambientes de trabalho, de estudo ou de hospitais.
.
E a publicidade baseia grande parte do seu trabalho na escolha das cores perfeitas para seduzir o seu público-alvo.

Introdução à Cromoterapia

De uma forma simples, a Cromoterapia utiliza a cor e a luz para equilibrar as energias do corpo, sejam elas físicas, mentais, espirituais ou emocionais. 
.
A exposição à luz e às cores resultantes da mesma, transformam-se em frequências vibracionais ou energias que a visão e, consequentemente, o cérebro, interpretam de forma específica. 
.
Apesar de existir uma enorme variedade de tonalidades de cores, nós reagimos a sete cores primárias, que são aquelas utilizadas na Cromoterapia. 
.
A escolha das cores corretas pode devolver ao corpo, mente e espírito o seu equilíbrio natural – o que é, aliás, a base de toda a medicina alternativa – a concentração na saúde e não na doença.
.
A intensidade ou tom dessa cor é escolhida com base no paciente e no seu caso específico. Em geral, as cores quentes (vermelhos, laranjas e amarelos) provocam sensações de excitação e de energia, enquanto as cores frias (azuis, verdes e roxos) produzem sensações de relaxamento e tranquilidade.  
.
Vermelho: tem um efeito excitante, estimulante e vitalizante, atraindo a energia. 
Porém, e como é a mais poderosa de todas as cores, deve ser utilizada com precaução porque se for aplicada em excesso pode aumentar a tensão nervosa e os níveis de irritabilidade.
.
Indicações Terapêuticas: é utilizado no tratamento da depressão e da anemia, mas também para melhorar a circulação sanguínea e equilibrar a temperatura do corpo, sendo indicado em casos de paralisia. Estimula o sistema nervoso e fortalece o funcionamento do fígado.

Laranja: tem um efeito alegre e anti-depressivo, vitaliza e rejuvenesce.
.
Indicações Terapêuticas: é utilizado no tratamento da depressão e no combate ao desânimo, à falta de energia e de força de vontade. Fortalece as funções mentais, estimula o sistema nervoso e ajuda a elevar a pressão sanguínea. É utilizado no tratamento de problemas respiratórios, epilepsia e inflamações, mas também está associado às glândulas supra-renais, ou seja, ao tratamento da vesícula biliar ou de pedra no rim. Favorece a boa digestão e tem efeitos positivos no sistema metabólico.
Amarelo: contém energias positivas e inspiradoras, estimula a atividade mental, promovendo a criatividade, o raciocínio e o otimismo. No entanto, não deve ser utilizado isoladamente, uma vez que pode aumentar o nervosismo, a incerteza, assim como diminuir o sentido de protecção, segurança e estabilidade.
.
Indicações Terapêuticas: para além de ajudar a harmonizar o sistema nervoso, é utilizado no tratamento de problemas digestivos, do reumatismo e da artrite (contribui para a dissolução dos depósitos de cálcio nas articulações). O amarelo é apontada como uma cor que fortalece os olhos e os ouvidos, sendo excelente para a pele, nomeadamente para cicatrizar, limpar e melhorar a sua textura.
Verde: promove o equilíbrio entre as energias positivas e negativas, incitando à harmonia e serenidade. Tem um efeito refrescante e tranquilizador; provoca a sensação de conforto e de bem-estar geral, ou seja, é uma cor completa, que abrange corpo, mente e espírito. No entanto, deve ser utilizado com precaução para não provocar desequilíbrios que podem, por sua vez, aumentar os níveis de insatisfação e de impaciência.
.
Indicações Terapêuticas: com propriedades anti-sépticas muito eficazes, é utilizado no tratamento de infecções, desintoxicações, problemas cardíacos e circulatórios.
.
Azul: é considerada a cor mais curativa de todas, devido ao seu efeito altamente relaxante, apaziguador e sedativo; estimula sensações de paz e é muito potente na devolução da clareza mental.
.
Indicações Terapêuticas: para além de aliviar dores de cabeça e enxaquecas, reduz a sensação de angústia, tensão e medo, aliviando perturbações nervosas e situações de insónias. É um anti-séptico natural, eficaz contra as dores e o desconforto causado por cortes e queimaduras; é também um anti-inflamatório, utilizado no tratamento de problemas associados aos olhos e à garganta (laringite, amigdalite, papeira…), sendo ainda útil em casos de asma.
.
Índigo: ligado às artes e à beleza, eleva a mente, incita aos estados de calma e de serenidade, estimulando ainda as energias criativas.
.
Indicações Terapêuticas: tem efeitos analgésicos e calmantes, especialmente em situações de elevada ansiedade ou excitação, é utilizada no tratamento de dor generalizada, inflamações e doenças pulmonares.
.
Violeta: provoca sensações de liberdade, mas também de equilíbrio e de estabilidade, incitando à meditação e à recuperação da auto-estima. Sendo uma cor bastante potente, existem algumas precauções a seguir, no sentido em que o uso excessivo do violeta pode provocar estados alterados de consciência.
.
Indicações Terapêuticas: eficaz para acalmar o sistema nervoso e no combate das neuroses, é um desintoxicante natural que devolve saúde às células e tecidos do organismo, assim como a energia física ao corpo. 
Também é utilizado no tratamento de problemas dermatológicos, nomeadamente doenças do couro cabeludo. 
Os seus poderes apaziguadores são ainda eficazes no tratamento de dores musculares e lombares.
.
PRETO e o BRANCO são extremos opostos. 
.
BRANCO absorve e reflete todas as cores, sendo que o organismo reage positivamente ao branco ao libertar energias negativas e sensações de peso resultantes de doenças diversas. 
.
PRETO, por sua vez, absorve todas as cores, mas não reflete nenhuma.
Por norma não é utilizada devido às suas conotações negativas e porque não incita à harmonia.
No entanto, o preto pode ser utilizado em conjunto com outras cores, como no caso do tratamento de insônia: recorre-se à cor violeta que tem características espirituais e calmantes, mas também ao preto, que simboliza a noite e o descanso.
(bem tratar)

2 comentários:

Unknown disse...

na clinica onde eu trabalhava nos utilizavamos um pouco da cromoterapia, e nas salas de atendimento de facial e massagem relaxante, alem da luz central, havia outras coloridas, ou verde ou azul, e na hora da massagem a gente desligava a luz central e acendia a colorida...era bem gostoso...e no meu quarto, no Brasil, eu tambem tinha as lampadas dos abajures na cor verde e azul...rs...

Unknown disse...

Por isso que é bom morar em cidade grande, né?
Tem de tudo!!!
Eu adoraria fazer um curso desse tipo...

Postar um comentário

Visitas Recentes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...