Ficar de olho no prazo de validade da maquiagem é tão importante quanto escolher os produtos certos para sua pele.
.
Outra, feito pelo Instituto Penido Burnier, em São Paulo, indica que 15% das mulheres têm problemas recorrentes nos olhos por causa da maquiagem vencida.
Os cosméticos são grandes focos de bactérias, explica o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, do Hospital Israelita Albert Einstein. Se o produto foi armazenado de forma inadequada ou já passou da data de validade, este risco aumenta.
.
O perigo maior está nos produtos para área dos olhos, como lápis, máscara e sombra, que podem causar desde alergias e coceiras a conjuntivites e contaminações mais sérias na mucosa ocular.
.
Na hora de remover a maquiagem, o ideal é usar sempre o algodão, já que a toalha ou o lenço de papel podem arranhar a córnea.
Também é bom usar sempre um removedor específico para área dos olhos, que são mais suaves e dissolvem o make-up com mais facilidade.
A maquiagem vencida também pode causar estragos na pele. Bolhas, coceiras e alergias são apenas alguns dos problemas. Pinceis sujos podem armazenar vírus como o da herpes e os batons velhos podem causar verdadeiras feridas nos lábios.
Confira a validade dos produtos
Sombra e blush: Os feitos de costumam ter uma validade de 18 a 24 meses, mas muitas mulheres usam o mesmo produto por até dez anos, indica a pesquisa da Debenhams.
Batom: Dura até dois anos, em média.
.
O batom vencido pode deixar os lábios ressecados, causar bolhas ou causar uma espécie de queimadura na boca e no seu entorno.
Rímel/máscara: A validade destes produtos é pequena, geralmente de 4 a 6 meses.
Não vale adicionar água ou óleo no tubo para prolongar a vida da maquiagem. Isto só aumenta a proliferação de bactérias.
Se ficarem guardados no banheiro, sua vida útil pode cair pela metade.
Para preservar as colônias, os eaus de toilettes e os parfums ao máximo guarde-os em ambiente seco e escuro.
Pincéis: Poucas mulheres têm o hábito de lavar os pincéis periodicamente.
O problema é que eles podem virar o lar de vírus e bactérias de diversas doenças como a herpes.
Os pincéis devem ser lavados semanalmente ou quinzenalmente (dependendo da frequência do uso) com água morna e sabão neutro, o excesso de água deve ser retirado com papel ou toalha e eles devem secar ao ar livre.
0 comentários:
Postar um comentário