Translate

04/06/2010

Alecrim - Propriedades Terapêuticas

Os antigos acreditavam que o alecrim reforçava a memória. A fumaça era inalada como proteção contra a tontura e a fraqueza mental, a erva era queimada em escolas e universidades a fim de inspirar os estudantes. 

Pesquisadores japoneses descobriram indícios preliminares de que o alecrim de fato melhora a memória.

O alecrim era queimado pelos pobres em lugar do incenso de olíbano; o velho nome francês do produto, incensier, veio da célebre história do alecrim como incenso de igreja..

Até o século 20, as fragrantes folhas eram queimadas em hospitais franceses, com junípero, para purificar o ar. 
O alecrim também deixou sua marca nos primeiros cosméticos; era o principal ingrediente da famosa "Água de Hungria", do século 14, que continua à venda ainda hoje.
Essa planta mediterrânea de flores azuis pequenas e pálidas que florescem no final do inverno adora crescer à beira-mar - seu nome, rosmarinus, significa "orvalho do mar". 
Ela é cultivada em todo o mundo para aromaterapia e outros usos, ainda que França, Espanha e Tunísia sejam as maiores produtoras de seu óleo essencial.
Principais componentes do alecrim: borneol, canfene, cânforas, cineol, verbenone, pinenes, limonene, linalol, terpineol e outros. 
O aroma do alecrim: um odor herbáceo, boscoso, aguçado e com tons de cânfora. 
Propriedades terapêuticas do alecrim: anti-séptico, adstringente, antioxidante; alivia dores musculares e reumáticas, relaxa os nervos, melhora a digestão e o apetite, torna o suor mais intenso. 
Usos do alecrim: como ingrediente de óleo de massagem, compressa ou banhos, o óleo essencial é excelente para melhorar a má circulação e aliviar dores reumáticas e musculares.
.
É especialmente penetrante quando usado em forma de linimento. É muito anti-séptico, de modo que inalar o óleo essencial ou acrescê-lo a um bálsamo para esfregação no peito e garganta alivia dores de garganta e congestão pulmonar
.
É estimulante para o sistema nervoso e aumenta a energia. Cosmeticamente, encoraja a pele seca e madura a produzir mais óleos naturais. 
.
Também ajuda a eliminar feridas causadas pelo câncer. Adicionado a um xampu, é um remédio tradicional para caspa e queda de cabelo. 
Alertas sobre o alecrimpode ser estimulante demais e causar alta da pressão arterial.

2 comentários:

Unknown disse...

mais que como oleo aromatico, eu adoro alecrim na comida...uso muito em carne assadas...humm....

Unknown disse...

Sabe que não sei se já comi com carne?
Preciso tentar fazer qualquer dia desses...
Eu já curei conjuntivite com chá de alecrim.

Postar um comentário

Visitas Recentes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...