Translate

23/06/2010

Bétula - Propriedades Terapêuticas

.
A fragrância e o sabor da bétula são apreciados pelos europeus e os indígenas norte-americanos, há séculos. Bebidas de bétula são indicadas para pessoas tuberculosas, porque a aspirina natural, metil salicilato, presente no óleo essencial alivia a dor e facilita a respiração.
.
A bétula tem muitas aplicações aromaterapêuticas. 
O óleo essencial era um ingrediente secreto estreitamente guardado na fórmula do "Couro Russo", um perfume masculino muito popular no século 19.
.
O nome surgiu porque o produto era usado pelos russos para manter o couro de suas botas livre de insetos e mofo. 
.
As mulheres européias perfumavam seus lenços com uma fragrância conhecida como Iceland Wintergreen, que incluía bétula e outros óleos essenciais.
.
A bétula norte-americana é a fonte efetiva do óleo essencial wintergreen. Ainda que as duas plantas não sejam parentes próximas em termos botânicos, compartilham de uma composição química semelhante, e por isso apresentam propriedades, fragrância e o mesmo sabor familiarmente encontrado em goma de mascar, doces, bebidas e muitos medicamentos. 
.
Principais componentes da bétula: metil salicilato, creosol, guaiacol
.
Aroma da bétula: um aroma limpo, doce, agudo, revigorante e semelhante à menta, como o da goma de mascar.
.
Propriedades terapêuticas da bétula: adstringente, antisséptica; promove a menstruação e alivia a dor nas juntas.
Usos da bétula: em óleos ou linimentos de massagem, a bétula pode ser esfregada sobre áreas doloridas para relaxar a dor e a rigidez muscular e as dores da artrite. 
.
Duas gotas de óleo essencial de bétula e mais duas gotas de outro óleo essencial, como a lavanda, para atenuar seu aroma agudo, podem ser acrescentados ao banho para o mesmo propósito. 
Esse tipo de banho de aromaterapia é útil também para aumentar a circulação e promover a menstruação, especialmente se atrasada devido a desgaste físico ou emocional. 
Um ungüento contendo óleo essencial de bétula atenua a aspereza causada por psoríase, eczema e outros problemas de pele. 
Acrescente duas gotas por 30 mililitros de seu condicionador de cabelo para ajudar a prevenir caspa e queda de cabelos.
.
Alertas quanto à bétula: não abuse das quantidades sugeridas desse poderoso óleo essencial que pode ser tóxico em dosagens elevadasO óleo tem cheiro de doce, guarde-o fora do alcance das crianças para que não cedam à tentação de experimentar.

2 comentários:

Unknown disse...

olha que coincidencia, tenho esse creme d`agua natural aqui em casa...rs

Unknown disse...

Puxa!!! Que bacana!!
Imagino que deve ser muito bom pra relaxar...

Postar um comentário

Visitas Recentes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...