Translate

06/04/2013

Estresse Infantil


Se até bem pouco tempo era incomum se falar em crianças estressadas; hoje isso se tornou realidade.

Até porque, muitas delas enfrentam agendas de compromissos e atividades dignas de um adulto! Escola, esporte, inglês, tarefas… até a brincadeira parece ter hora marcada para acontecer. 

Somado a isso, temos mais pais estressados que consequentemente levam os filhos a esse mesmo estado.

O perigoso é que estresse na infância pode levar a prejuízos.  Um estudo conduzido na Universidade de Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, sugere que experiências estressantes na primeira infância podem ter impacto de longa duração na saúde das crianças. 

A explicação estaria no sistema imunológico, que segue em formação nesses primeiros anos. Conforme Chris Coe, um dos pesquisadores e professor de psicologia, o sistema se desenvolve de acordo com o ambiente em que a criança vive e como é criada. Uma casa em paz é fundamental.

Quando começam a aparece sintomas como dores de cabeça, irritabilidade, dificuldade para dormir e até dor de barriga frequente é preciso prestar atenção! O estresse pode estar tomando conta da vida da criança e é preciso agir para que ela viva com qualidade e felicidade.

Há vários tratamentos que não possuem contra-indicação para os pequenos. Uma simples atitude pode devolver a calma e evitar dores crônicas que incomodam e influenciam no desenvolvimento infantil. 

Além disso, cultive bons hábitos em sua rotina: tranquilidade está na base do que uma criança precisa para se desenvolver com saúde.

1 comentários:

PERSEVERÂNÇA disse...

Quando na nossa infancia, bastava um dengo para ser ameaçado de uma surra, faltar na escola nem pensar...
Hoje as terapias infantis são comuns;psicóloga e psicopedagoga estão com os consultórios cheios, pois os pais ou responsáveis não tem paciência com seus pequeninos; fazer xixi na cama,ser agressivo, ficar no mundo da lua, e dificuldade no aprendizado entre outros diagnósticos são comuns e não devemos descartar a observação no comportamento dos pequeninos.
Gostei da postagem, muito boa mesmo
Bj
Nicinha

Postar um comentário

Visitas Recentes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...