Translate

27/05/2012

Os 10 mandamentos da Medicina Chinesa



PRIMEIRO
Faça do chá uma bebida frequente, no seu dia-a-dia. Os chá quentes em geral são estimuladores da digestão e o chá verde, além de diurético, auxilia no emagrecimento, combate os radicais livres e promove a longevidade. Procure conhecer os benefícios de cada planta para escolher seu chá.

SEGUNDO
A partir das 18:00 horas, nosso aparelho digestor está mais sensível e você deve evitar alimentos pesados e frios de temperatura (como o sorvete) ou frios de natureza (peixe de agua fria, saladas e alimentos crus).

TERCEIRO
Balanceie sua refeição com cinco sabores: ácido, doce, picante, azedo e salgado. O excesso de um sabor, por exemplo, sabor doce (incluindo o adoçante), pode sobrecarregar o baço e o pâncreas causando dificuldades digestivas.

QUARTO
Bons pensamentos devem fazer parte da sua alimentação diária. Não espere que o mundo externo fabrique esse tipo de alimento. A usina geradora de pensamentos positivos ou negativos mora dentro de você e opera da seguinde maneira: a vida coloca os ingredientes e você lhes dá o tratamento final.

QUINTO
Os alimentos devem ser mastigados varias vezes e os liquidos bebidos lentamente. O ato de se alimentar é um ritual sagrado e não uma corrida desenfreada do tipo “quanto mais, melhor”.

SEXTO
Uma refeição deve ser um ritual em um local tranqüilo e sem pressa. Comer com a TV ligada, discutindo questões pessoais ou profissionais, desconectado do ritual de alimentação, poderá causar problemas digestivos.

SÉTIMO
Cada órgão pede que você o alimente com um sabor especifico. Por exemplo, o pulmão pede sabor picante, o baço, sabor doce. O fígado pede sabor azedo, por isso a indicação de alcachofra quando ele reclama. Entretanto, o excesso desses sabores pode ser prejudicial. Como dita o bom senso: nem 8 nem 80.

OITAVO
Um sono tranqüilo também é um alimento vital. Por isso, desacelerar os pensamentos e as emoções fazem parte do seu ritual de se preparar para o sono. Daí a importância de revermos o conceito, as vezes inconciente, de que dormir é perder tempo. O sono é um elixir da juventude porque promove o equilíbrio energético.

NONO
Sonhar é uma manifestação do coração e pode revelar suas necessidades emocionais. Procure lembrar-se dos sonhos. Para isso, ao acordar, permaneça de olhos fechados, procurando recuperar alguma memória daquela noite. Não espante seus sonhos com sua agitação, pois eles podem ser de grande valia para o seu autoconhecimento.

DÉCIMO
Por fim a regra de ouro: pratique a respiração pausadamente em alguns momentos do dia. Comece inspirando e expirando lentamente. Quanto mais calma e regular for a respiração, melhor será o efeito. Assim, você poderá reduzir a ansiedade, voltar-se para si mesmo e colocar a cabeça no lugar.

0 comentários:

Postar um comentário

Visitas Recentes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...