Translate

26/01/2013

Doenças Psicossomáticas


As doenças psicossomáticas são aquelas produzidas por distúrbios emocionais, ou sentimentos como por exemplo, raiva, ansiedade, angustia, medo, vingança, etc

Estes sentimentos podem produzir doenças reais e físicas como a depressão, dores de barrigadiarreias, ou tremores por exemplo. 

Trata-se em resumo de emoções ou sentimentos que se  transformam com o tempo em doenças físicas.

Qualquer pessoa pode apresentar doenças psicossomáticas, que podem inclusive  se manifestar como úlceras, câncer, sinusite, hipertensão, doenças do fígado, etc

Os sintomas variam de pessoa para pessoa, mas podem incluir:

Dor de cabeça, Angústia, Nervosismo, Dor na barriga,
Dor de estômago, Crises de gastrite,Insônia, Diarreia,
Medo, Sudorese,Taquicardia, etc

A partir de Sócrates, gradualmente surgiu à idéia de que o homem seria constituído não apenas por um substrato material, mas também de uma essência imaterial, vinculada aos sentimentos e à atividade do pensamento, a alma.

O termo “psicossomático” foi utilizado pela primeira vez em 1818 por Heinroth, psiquiatra alemão, Ao fazer referência a insônia e a influência das paixões na tuberculose, epilepsia e cancro.  

No século seguinte as descobertas de Freud permitiram uma melhor compreensão desses fenômenos. Em 1922 Deutsch reintroduziu esse termo em Viena.

De acordo com essas teorias o aparelho psíquico não é um acessório de luxo do desenvolvimento humano, mas ele exerce uma função essencial de assimilação e elaboração dos estímulos provenientes da realidade externa e do meio interior.

A patologia também faz parte dos meios do individuo para regular sua homeostase, ou suas relações com o meio.


1 comentários:

isa disse...

Agressoes psicologicas, somatização...

Postar um comentário

Visitas Recentes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...