O terceiro episódio da série Ser Saudável apresenta um tema que acomete cerca de 400 milhões de pessoas em todo o mundo e é cercado de preconceitos: os transtornos psíquicos.
A depressão e o transtorno bipolar são apresentados através de histórias de pessoas comuns que superaram o problema. Separação, estresse no trabalho e no relacionamento familiar. Situações como estas levaram o artista plástico Edson Nobre, de 51 anos, a sofrer de depressão.
Para a aposentada Mara Zanini, que tem a mesma idade e sofre com transtornos bipolares, os sintomas são parecidos, mas com efeitos permanentes na alteração de humor.
A depressão e o transtorno bipolar são normalmente confundidos e é mesmo difícil distinguir quando a tristeza é um sentimento rotineiro e quando passa a ser prejudicial para a saúde e o convívio social.
O tratamento e a diferença entre os dois distúrbios psíquicos são abordados por especialistas. E, para entender melhor o assunto, as histórias de Edson e Mara revelam como é possível superar o problema com ajuda profissional.
4 comentários:
Obrigada!
Excelente para me ajudar com quem convivo!
Passei a ter um "outro olhar"
muito bomm.. o unico problema é que psiquiatras namaioria da vezes ñ atendem convenios só particulares e com preço alto e a psicoterapiatbb..
Tenho 25 anos e há 3 descobri que tenho Transtorno Bipolar... achei o vídeo excelente. A história da Srª Mara é a minha...
Mas também fui diagnosticada com depressão e tomo medicação para os dois...
Infelizmente, não vejo resultados...
ÓTIMO DOCUMENTÁRIO... Realmente o preço é alto quando particular.... estou em tratamento há 1 ano e já estou endividada não pela compulsão mas pela terapia! A DEPRESSÃO BIPOLAR .... é um caos.... Mas ainda bem que mesmo sendo professora e mal paga ainda tenho economias pra pagar meu psiquiatra ; meus medicamentos;minha pscóloga!
Porém o que mais me entristece é o preconceito....
Postar um comentário