Translate

30/07/2011

Síndrome de Capgras



Após sofrer uma lesão no cérebro, ou após sofrer uma desilusão com o cônjuge, com os pais ou com qualquer outro parente, a pessoa passa a acreditar que eles foram seqüestrados e substituídos por impostores. 

Essa ilusão pode ocorrer de forma aguda, passageira ou grave.

O problema tende a atingir mais pessoas a partir dos 40 anos e suas causas ainda não são conhecidas. 

A síndrome foi descoberta pelo psiquiatra francês Jean Marie Joseph Capgras, que a descreveu pela primeira vez em 1923.

Em graus mais extremos, a vítima acha que até objetos inanimados, como cadeiras, mesas e livros, foram substituídos por réplicas exatas.

O caso a seguir vem de um relato de 1991 feito por Passer e Warnock:

"A senhora D., dona de casa, casada, 74 anos, recém-saída de sua primeira entrada psiquiátrica em um hospital local, apresentou-se a nós para uma segunda opinião. Na época de sua admissão, ela recebeu o diagnóstico de uma psicose incomum devido à sua crença de que seu marido fora substituído por um outro homem. Ela se recusou a dormir com o impostor, trancou seu quarto e porta à noite, pediu uma arma ao seu filho e lutou contra a polícia que tentou hospitalizá-la. Por vezes ela acreditava que seu marido era seu pai, há muito falecido. Ela reconhecia outros membros da família e confundia apenas seu marido."

Entrevista sobre o TPB com Psiquiatra da USP

29/07/2011

Como tratar o Transtorno Borderline




O Efeito Nocebo

Pense no efeito nocebo como o oposto do efeito placebo. Em vez de bons pensamentos ou associações que produzam um resultado positivo, pensamentos e associações ruins produzem resultados negativos. 

Por exemplo, no início da década de 90, um estudo mostrou que as mulheres que acreditavam ser propensas a sofrer uma doença cardíaca tinham uma chance quatro vezes maior de morrerem do que as mulheres que não pensavam nisso, mesmo que os dois grupos de mulheres tivessem fatores de risco semelhantes.

O estudo mostrou que, quando as pessoas acham que foram expostas a um contaminante ou a uma doença (ou que têm pré-disposição a ficarem doentes), elas têm mais probabilidade de desenvolverem os sintomas.

Mas o efeito nocebo pode ser difícil de estudar - afinal de contas, quem quer deixar os pacientes doentes?

Entretanto, é de extrema importância considerá-lo, não apenas para entender melhor o cérebro, mas também porque os efeitos colaterais dos medicamentos, normalmente associados ao efeito nocebo, custam aos sistemas de saúde dos Estados Unidos dezenas de bilhões de dólares por ano.

Por que os efeitos colaterais desses medicamentos são importantes? Vamos considerar outro estudo, em que os pacientes tomaram aspirina ou outro anticoagulante. 

Os pacientes foram divididos em três grupos: para dois deles, foi dito que o efeito colateral comum da aspirina era dor gastrintestinal; e para o terceiro, não foi dito nada. 

No fim, os pacientes que sabiam dos possíveis problemas eram propensos a se queixar de dor gastrintestinal, mesmo que exames mostrassem que os efeitos colaterais foram igualmente distribuídos entre os três grupos

Em um experimento famoso de 1886, foi mostrada a uma mulher, que dizia sofrer de alergia a rosas, uma rosa artificial. 

Logo que viu a flor, ela começou a ter congestão, falta de ar e outros sintomas de reação alérgica. 

Quando disseram a ela que a rosa era falsa, os sintomas desapareceram e, dias depois, ela não apresentava mais reação alérgica às rosas de verdade.

28/07/2011

Proibido Contar Piada de Sogra!

Fazer piada de sogra está estritamente proibido no distrito de Barnet, em Londres.

Um conselho de autoridades locais baniu qualquer gracinha do tipo, alegando que elas são sexistas e desrespeitosas com as "pessoas mais velhas".

Segundo o jornal Telegraph, foi publicado um documento que inclui o veto..

Depoimento Borderline - Indivíduos Pela Metade


Da série: Comentários que Merecem Destaque
Comentário feito nessa postagem aqui.

O TPB é uma doença maldita que se caracteriza pela pior angustia que um ser humano pode ter (sim, a pior, mas não vou me explicar esta minha conclusão agora. Só digo que foi uma conclusão profundamente baseada na lógica, na racionalidade) e o rótulo de pessoa patética, que sofre sem motivo, que machuca os outros, que não sente culpa, e por aí vai.

Mas, puxa... Não somos maus ou patéticos.

Quando alguém vê uma pessoa com câncer, com hanseníase, com paraplegia, tetraplegia, entre outras doenças horríveis, ou quando vêem alguém passar fome, sofrer terror, ser vítima de catastrofes naturais, de carnificinas, todos se comovem, todos querem ajudar, mas quem se compadece pela nossa dor?
.
Quem levanta manifestações em solidariedade à nossa condição, que é viver na essência da dor, na dor primária e incompreensivel, impensável? 
.
Quem se emociona ao ver um de nós já adulto tirando forças de onde não existe para levantar as fundações e estruturas que deveriam ter sido construidas na nossa infância?
.
E ninguém estende a mão, nem poderia estender. Somos crianças, bebês, que existem há certo tempo, mas não se formaram, e agora temos que ser pais de nós mesmos, transformando magicamente parte de nós em um adulto que seja cuidador de nossas crianças interiores, para que atualizemos nossas emoções, nossa relação com o mundo. 

O problema é: nós somos essas crianças! Elas não só existem em nós! Elas são nós!
Entende o que quero dizer? É tão triste nossa condição, e ninguém olha para ou por nós. 

Estamos sozinhos, apesar de termos o apoio de outros borders, dos nossos terapeutas e, com alguma sorte, de pessoas que convivem conosco e entendem suficientemente o que nós vivemos.
Pois só nós mesmos temos as chaves para abrir as caixinhas das nossas mentes onde estão esses monstrinhos...
.
E só nós sabemos falar a lingua deles, só nós podemos toca-los, para que os acalmemos e os disciplinemos.
.
Diante de tudo isso que ninguém vê, as pessoas nos rotulam de problemáticos, quando, na realidade, somos pura essência dispersa em um indivíduo pela metade...

27/07/2011

Vinho de 200 Anos Vendido por R$ 190 mil

O recorde mundial para o vinho branco mais caro do mundo foi quebrado nesta terça-feira em Londres, com a venda de uma garrafa de 200 anos de idade do Chateau d'Yquem por 75 mil libras, ou cerca de R$ 190 mil.

O empresário francês Christian Vanneque disse que vai exibir a garrafa por trás de um vidro a prova de balas em seu restaurante em Bali, na Indonésia.

No vídeo abaixo, o enólogo Stephen Williams, da Antique Wine Company, examina as diferenças entre um vinho raro e um comum.


Síndrome de Cotard


Transtorno mental raro onde há uma depressão extrema  e o doente começa a acreditar que já morreu. 

Ele acha que é um cadáver ambulante. Pode também vir a crer  que todos à sua volta estão igualmente mortos.

Em casos extremos, o sujeito diz que pode sentir sua carne apodrecendo e vermes passeando pelo corpo…

Na fase final, a vítima deixa de comer e até de dormir e sua ilusão pode efetivamente se tornar realidade.

O nome da doença faz referência ao médico francês Jules Cotard, que a descreveu pela primeira vez em 1880.

Apesar de depressivo e certo de que está morto, o doente (contraditoriamente) também pode apresentar idéias megalomaníacas, como a crença na própria imortalidade.

Os principais sintomas da Síndrome de Cotard:

-Crença de que não possuem órgãos 
-Crença de que estão sem sangue
-Delírios sentindo cheiro de podre
-Crença de que estão mortos
-Crença de que há vermes na pele
-Crença de que são imortais
-Crença de que estão quebrando
-Crença de que não há corpo.
-Analgesia ou nenhuma dor
-Pensamentos suicidas
-Depressão
-Auto-mutilação

(fonte)

26/07/2011

Pica

PICA é uma palavra latina derivada de pêga, um tipo de pombo que come qualquer coisa.

E a pica faz exatamente isso: a pessoa sente um apetite compulsivo por coisas não comestíveis, como barro, pedras, tocos de cigarros, tinta, cabelo...

O problema atinge mais grávidas e crianças. Após comerem muita porcaria involuntariamente, os glutões ficam com pedras calcificadas no estômago.

Em 2004, médicos franceses atenderam um senhor de 62 anos que devorava moedas.

Apesar dos esforços, ele morreu. Com cerca de 600 dólares no estômago...

As moedas e os outros objetos encontrados eram tão pesados (5,5kg) que fizeram o estômago baixar até ficar à altura das ancas.

Eis o Raio-X do infeliz:

A Glamourização dos Transtornos Mentais

Da série: Comentários que Merecem Destaque
Comentário feito nessa postagem aqui.

Nos últimos tempos as doenças mentais passaram por um processo de glamour. 

Parece que ficou chique, para alguns artistas nacionais ou internacionais, afirmar que têm determinada doença mental. 

A depressão já esteve na moda, depois veio a síndrome do pânico, e agora é o Transtorno Bipolar. Tenho observado bastante isso.

A internet e a mídia facilitaram bastante o acesso aos assuntos relacionados às doenças mentais, tornando possível às pessoas leigas um maior conhecimento acerca dos sinais e sintomas destas doenças. 

Isso teve um lado positivo, de certa forma, pois diminuiu o vazio imenso entre os "sanos" e "insanos", cooperando para desmistificar e tentar diminuir um pouco o preconceito. 

O lado negativo é que deixou transparecer uma falsa imagem da questão, fazendo parecer a muitos que a loucura ou as doenças que afetam a mente e o emocional estariam associadas a uma veia artística.

Muitos artistas famosos foram acometidos por doenças mentais, mas não pode, jamais, haver a correlação entre doença mental e genialidade. Isso é uma idéia romantizada e errônea.

Quem não sofre ou nunca sofreu de um transtorno mental não consegue ter a dimensão exata dos problemas e sofrimentos acarretados. 

A única associação que consegue fazer é de uma forma glamourosa.

25/07/2011

Depoimento - Cuidadora Apaixonada

Da série: Comentários que Merecem Destaque
Comentário feito nessa postagem aqui.

Eu sou apaixonada por um homem borderline e estamos juntos desde 2008. Entre idas e vindas. 

Ele já me machucou muito, hoje sei lidar com essa patologia porque depois de anos de terapia descobri-me que ser "cuidadora" alimenta o meu ego, sinto-me poderosa ao cuidar dele e com essa relação superficial deixo de enxergar e lidar comigo mesma. 

Também tenho patologia complementar com a dele. Vejo o sofrimento dele constante, o vazio e o tédio. 

Eu estou sempre esperando por ele, quando ele vai embora, pq sei que logo ele estará de volta. E eu o recebo de braços aberto, pq a volta não é demorada e é tão boa!!!

Então para aquelas pessoas que acham que é legal ser borderline, não imaginam a loucura e o sofrimento que se passa com esse transtorno...

Eu sofro muito quando ele é cruel, com o ciúme patológico, com a impulsividade, com a raiva, a ira, os maus-tratos. 

Eu sou apaixonada pela fase de ideação, 
quando ele é maravilhado por mim, para não muito tempo depois, ele estar enjoado e me deixar e depois começar o ciclo tudo de novo. 

Uma verdadeira montanha-russa. 
Também estou lutando para me apaixonar por um homem normal.

A Menor Mãe do Mundo

Com apenas 84cm de altura, Cristianne Ray, de 20 anos, surpreendeu médicos especialistas ao se tornar a menor mulher a dar à luz.

Os médicos temeram pela vida de Cristianne ao saber de sua gravidez não planejada, mas ela estava determinada a ter o bebê. Contra todos os prognósticos, ela hoje segura sua filha nos braços. Pai orgulhoso, Jeremy Bowden tem 1,95m, e o bebê, Kyrsten, nasceu com pouco mais de dois quilos e 35 centímetros. Depois de vencer esta difícil etapa, Cristianne e seu noivo Jeremy estão determinados a oferecer o melhor para sua filha.



Cristianne sofre de uma rara condição óssea. Seus ossos não cresceram totalmente até a idade adulta. Apesar de ter músculos e órgãos de tamanho normal, eles estão compactados em um espaço pequeno. A gravidez de Cristianne foi única, não existem outros casos similares. Se a bebê tivesse crescido para cima em seu útero, teria esmagado seu coração e pulmões. E a mãe precisava manter a gravidez por no mínimo 30 semanas para que a menina tivesse alguma chance de sobreviver fora do útero.

Cristianne mora com seus pais e seu noivo em Seattle, no estado de Washington. O programa acompanha o grande desafio da maternidade, desde as dificuldades diárias de alguém de seu tamanho para cuidar de um bebê até as pressões de ser mãe com apenas 20 anos.



A vida diária é difícil para Cristinanne. Tarefas simples, como trocar fraldas, dar banho e brincar com sua filha, tornam-se complicadas. Quando a família sai, ela ainda enfrenta os olhares e comentários das pessoas.

A família também precisa tomar cuidados especiais com Kyrsten, que nasceu prematura e com fenda palatina. Ela herdou a condição óssea de sua mãe, mas ninguém sabe até que ponto. A família consulta médicos para ter uma ideia melhor do que o futuro lhes reserva. Como isso afetará sua saúde e como será seu futuro?

A história de Cristianne e Jeremy estampou as manchetes dos jornais, e na internet, eles encontraram comentários do público em geral – e algumas pessoas acreditam que o que eles estão fazendo é condenável. Alguns até sugerem que a criança deveria ser sacrificada. Cristianne quer provar que estas pessoas estão erradas: ela dirige, pratica boliche para ficar em forma e até escolhe um vestido de casamento. Seu maior desejo é levar uma vida normal e independente, para ela e sua família.


24/07/2011

Incongruências da Vida


Se você tem carro mas vai para o trabalho de bike, você é pobre.
Contudo, se você possui uma bike mas usa o carro, você não se importa com o meio-ambiente.

Se você se deita as 22:00 e acorda as 7:00am (dormindo por 9 horas) você é um dorminhoco.
Mas se você se deita as 5:00am e levanta as 11:00am (dormindo por apenas 6 horas), você é um preguiçoso.

Se você não compartilha sua opinião, você não tem personalidade.
Mas se você diz tudo o que pensa, você não tem freios na língua.

Se você se mata de estudar e tira 5,0 na prova, você é burro.
Mas se você não estuda nada e também tira 5,0, você é relaxado.

Se você tenta estar por dentro da moda, é uma "Maria vai com as outras".
Mas se você nem chega perto de uma revista fashion, então você é uma ignorante démodé. 

Conclusão: Não importa o que você faça, sempre haverá uma crítica para te desanimar. Consulte sua consciência. Isso é o que importa!
Wally

Como Se Fosse a Primeira Vez - Vida Real

Você assistiu o filme Como Se Fosse a Primeira Vez? É uma comédia romântica onde há uma moça (com uma doença enigmática) que sofre de falta de memória de curto prazo, o que faz com que ela rapidamente se esqueça de fatos que acabaram de acontecer. 

Com isso o rapaz que se apaixona por ela, é obrigado a conquistá-la, dia após dia, para ficar ao seu lado.

No entanto, o filme Como Se Fosse A Primeira Vez não retrata uma doença fictícia e sim a realidade de uma mulher britânica.

Já imaginou você acordar diariamente "na mesma data" como se tivesse parado no tempo? 

É o que vem acontecendo com Michelle Philpots, de 47 anos, a qual vive o mesmo drama de Lucy, interpretada por Drew Barrymore na comédia mencionada acima.

Nos últimos 16 anos, Michelle tem vivido o mesmo dia a cada dia de sua vida e seu marido tem que recordá-la diariamente que estão casados e que já não estão em 1994. 

Michelle perdeu a memória depois de dois acidentes de trânsito naquele ano e todos os dias nasce com uma vida recém "resetada"

Os acidentes afetaram o cérebro da mulher fazendo com que ela não consiga recordar os momentos recentes depois que dorme. Sua amnésia não permite recordar-se que se casou há 13 anos. Por isso seu marido tem a árdua tarefa de lembrá-la a cada amanhã que está casada com ele e que tudo o que diz é verdade. (Isso deve ser amor MESMO!)

Ela usa centenas de bilhetes de  pos-it para recordar os números de telefone e seus compromissos. Carrega uma agenda com seu endereço e das lojas e mercados que costuma frequentar. 

Mas, não deixou que isso a abatesse ou destruisse sua vida. Michelle trabalha como voluntária três dias por semana em um centro para pessoas deficientes.

Infelizmente nunca recorda nem o que fez nem o que disse no dia anterior.

Tristíssimo, né? Essa mulher sim, podemos dizer que "vive um dia por vez!" 



(fonte: Daily News)

23/07/2011

Links da Semana

Como pedir uma pizza em 2015

Telefonista: Pizza Hot, boa noite!

Cliente: Boa noite! Quero encomendar pizzas...

Telefonista: Pode me dar o seu NIDN?

Cliente: Sim, o meu número de identificação nacional é 6102-1993-8456-54632107.

Telefonista: Obrigada, Sr.Lacerda. Seu endereço é Avenida Paes de Barros, 1988 ap. 52 B, e o número de seu telefone é 5494-2366, certo? O telefone do seu escritório da Lincoln Seguros é o 5745-2302 e o seu celular é 9266-2566.

Cliente: Como você conseguiu essas informações todas?

Telefonista: Nós estamos ligados em rede ao Grande Sistema Central.

Cliente: Ah, sim, é verdade! Eu queria encomendar duas pizzas, uma de quatro queijos e outra de calabresa...

Telefonista: Talvez não seja uma boa idéia...

Cliente: O quê?

Telefonista: Consta na sua ficha médica que o Senhor sofre de hipertensão e tem a taxa de colesterol muito alta. Além disso, o seu seguro de vida proíbe categoricamente escolhas perigosas para a sua saúde.

Cliente: É você tem razão! O que você sugere?

Telefonista: Por que o Senhor não experimenta a nossa pizza Superlight, com tofu e rabanetes? O Senhor vai adorar!

Cliente: Como é que você sabe que vou adorar?

Telefonista: O Senhor consultou o site 'Recettes Gourmandes au Soja' da Biblioteca Municipal,dia 15 de janeiro, às 4h27minh, onde permaneceu conectado à rede durante 39 minutos. Daí a minha sugestão...

Cliente: OK está bem! Mande-me duas pizzas tamanho família!

Telefonista: É a escolha certa para o Senhor, sua esposa e seus 4 filhos, pode ter certeza.

Cliente: Quanto é?

Telefonista: São R$ 49,99.

Cliente: Você quer o número do meu cartão de crédito?

Telefonista: Lamento, mas o Senhor vai ter que pagar em dinheiro. O limite do seu cartão de crédito já foi ultrapassado.

Cliente: Tudo bem, eu posso ir ao Multibanco sacar dinheiro antes que chegue a pizza.

Telefonista: Duvido que consiga! O Senhor está com o saldo negativo no banco.

Cliente: Meta-se com a sua vida! Mande-me as pizzas que eu arranjo o dinheiro. Quando é que entregam?

Telefonista: Estamos um pouco atrasados, serão entregues em 45 minutos.
Se o Senhor estiver com muita pressa pode vir buscá-las, se bem que transportar duas pizzas na moto não é aconselhável, além de ser perigoso...

Cliente: Mas que história é essa, como é que você sabe que eu vou de moto?

Telefonista: Peço desculpas, mas reparei aqui que o Sr. não pagou as últimas prestações do carro e ele foi penhorado. 
Mas a sua moto está paga, e então pensei que fosse utilizá-la.

Cliente: @#%/§@&?#>§/%#!!!!!!!!!!!!!

Telefonista: Gostaria de pedir ao Senhor para não me insultar... Não se esqueça de que o Senhor já foi condenado em julho de 2006 por desacato em público a um Agente Regional.

Cliente: (Silêncio)

Telefonista: Mais alguma coisa?

Cliente: Não, é só isso... Não, espere... Não se esqueça dos 2 litros de Coca-Cola que constam na promoção.

Telefonista: Senhor, o regulamento da nossa promoção, conforme citado no artigo 3095423/12, nos proíbe de vender bebidas com açúcar a pessoas diabéticas...

Cliente: Aaaaaaaahhhhhhhh!!!!!!!!!!! Vou me atirar pela janela!!!!!

Telefonista: E machucar o joelho? O Senhor mora no andar térreo!
(via email)

Visitas Recentes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...