29/06/2011

Jogo dos Oito Erros na Cozinha

1° erro:
Lavar as carnes debaixo da torneira .

Primeiro, você perde nutrientes. A carne fica esbranquiçada. Segundo: a contaminação que existe vai aumentar, porque aumenta a quantidade de água e as bactérias vão penetrar mais ainda.
A única carne que se lava é o peixe e só para tirar escamas e a barrigada.

2° erro:
Colocar detergente direto na esponja, o que leva ao exagero.

O detergente nunca deve ser colocado direto na esponja.
Vai ser muito difícil enxaguar todo esse detergente.
O resto de detergente que fica junto com os alimentos pode no futuro dar um problema para a sua saúde.
Para limpar sem exagero, você precisa apenas de oito (8) gotas de detergente em um litro de água.

3° erro:
Usar tábua de carne de madeira.

Na tábua de madeira as bactérias ficam te aplaudindo!
Tábua tem que ser de plástico.

4° erro:
Não guardar comida quente na geladeira.

Este é um dos um dos mitos mais difundidos entre as donas de casa...
Não há erro em guardar comida quente na geladeira.
O único problema é que vai aumentar um pouquinho o consumo de energia, mas não vai estragar a geladeira de modo algum.

5° erro:
Guardar comida quente na geladeira com o recipiente tampado.

O ar frio vai bater na tampa.
Vai demorar muito para resfriar e as bactérias vão adorar!
Então, coloque tudo destampado.
Depois de duas horas você pode fechar.

6° erro:
Furar a lata de leite condensado e utilizá-la várias vezes.

As pessoas pegam a lata de leite condensado e fazem dois buraquinho, um de cada lado. Sai leite condensado por um lado e pelo outro entra uma chuva de bactérias.
Abram a lata inteira e passem o leite condensado para um recipiente que pode ser de plástico ou de vidro.
Sirvam sempre com uma colher, depois tampem e guardem na geladeira.


7° erro:
Ignorar as formigas.

Quando se fala em doce, a gente não pode esquecer as formigas.
Você provavelmente não se importaria se encontrasse uma formiguinha em cima do seu bolo, não é?
Doutor Bactéria: E se fosse uma barata?
Marina Scherb, de 12 anos: Aí eu não como.
Doutor Bactéria: Se a gente pegar uma barata, matar essa barata, deixar no meio da cozinha, no dia seguinte, cadê a barata?
Marina: Sumiu.
Doutor Bactéria: Quem levou?
Marina: As formigas...
Doutor Bactéria: A mesma que estava em cima do bolo?
Marina: É...
Doutor Bactéria: As formigas são consideradas até maiores agentes transmissores de bactérias do que a própria barata.

Doce com formiga só pode ter um destino: a lata de lixo.

8° erro:
Soprar velinhas do bolo de aniversário.

Este é um péssimo mau hábito.
Testes comprovam que o bolo fica contaminado por bactérias de saliva.
Esta bactéria produz uma toxina que pode ocasionar aquelas intoxicações com 24 horas de vômito e mal-estar.
Evite, também, deixar o bolo fora da geladeira.

Roberto Figueiredo é Biomédico e personifica o Dr. Bactéria.
(via email)

28/06/2011

Dicionário Brasileiro de Prazos

Para evitar que estrangeiros fiquem "pegando injustamente no nosso pé", está-se compilando o "Dicionário Brasileiro de Prazos". Alias, este livro já deveria estar pronto , mas atrasou. Por isso extraímos alguns trechos que seguem abaixo:

DEPENDE: Envolve a conjunção de várias incógnitas, todas desfavoráveis. Em situações anormais, pode até significar sim, embora até hoje tal fenômeno só tenha sido registrado em testes teóricos de laboratório. O mais comum é que signifique diversos pretextos para dizer não.

JÁ JÁ: Aos incautos, pode dar a impressão de ser duas vezes mais rápido do que já. Ledo engano; é muito mais lento. Faço já significa "passou a ser minha primeira prioridade", enquanto "faço já já" quer dizer apenas "assim que eu terminar de ler meu jornal, prometo que vou pensar a respeito."

LOGO: Logo é bem mais tempo do que dentro em breve e muito mais do que daqui a pouco. É tão indeterminado que pode até levar séculos. Logo chegaremos a outras galáxias, por exemplo. É preciso também tomar cuidado com a frase "Mas logo eu?", que quer dizer "tô fora!" .

MÊS QUE VEM: Parece coisa de primeiro grau, mas ainda tem estrangeiro que não entendeu. Existem só três tipos de meses: aquele em que estamos agora, os que já passaram e os que ainda estão por vir. Portanto, todos os meses, do próximo até o Apocalipse, são meses que vêm!

NO MÁXIMO: Essa é fácil: quer dizer no mínimo. Exemplo: Entrego em meia hora, no máximo. Significa que a única certeza é de que a coisa não será entregue antes de meia hora.

PODE DEIXAR: Traduz-se como nunca.

POR VOLTA: Similar a no máximo. É uma medida de tempo dilatada, em que o limite inferior é claro, mas o superior é totalmente indefinido. Por volta das 5h quer dizer a partir das 5 h.

SEM FALTA: É uma expressão que só se usa depois do terceiro atraso. Porque depois do primeiro atraso, deve-se dizer "fique tranqüilo que amanhã eu entrego." E depois do segundo atraso, "relaxa, amanhã estará em sua mesa. Só aí é que vem o amanhã, sem falta."

UM MINUTINHO: É um período de tempo incerto e não sabido, que nada tem a ver com um intervalo de 60 segundos e raramente dura menos que cinco minutos.

TÁ SAINDO: Ou seja: vai demorar. E muito. Não adianta bufar. Os dois verbos juntos indicam tempo contínuo. Não entendeu? É para continuar a esperar! Capisce? Understood? Comprendez-vous? Sacou? Mas não esquenta que já tá saindo...

VEJA BEM: É o Day after do depende. Significa "viu como pressionar não adianta?" É utilizado da seguinte maneira: "Mas você não prometeu os cálculos para hoje?" Resposta: "Veja bem..." Se dito neste tom, após a frase "não vou mais tolerar atrasos, OK?", exprime dó e piedade por tamanha ignorância sobre nossa cultura.

ZÁS-TRÁS: Palavra em moda até uns 50 anos atrás e que significava ligeireza no cumprimento de uma tarefa, com total eficiência e sem nenhuma desculpa. Por isso mesmo, caiu em desuso e foi abolida do dicionário.
(via email)

27/06/2011

Salvo por um Beijo

A chinesa Liu Wenxiu, de 19 anos, conseguiu salvar um garoto de 16 anos que ameaçava se jogar de uma passarela na cidade de Shenzhen, na China, com um simples beijo. 

Liu estava passando pelo local quando viu dezenas de pessoas acompanhando o drama do adolescente, que estava com uma faca na mão, pendurado na passarela. Ela conseguiu se aproximar do garoto dizendo para a polícia que era namorada dele e a razão pela qual ele pretendia cometer suicídio.

Na verdade, de acordo com a imprensa local, o menino estava desesperado porque a mãe dele havia falecido e a madrasta não o tratava bem. Para completar, a mulher havia fugido com todo o dinheiro do pai. “Ele me disse que não tinha mais ninguém, ninguém se preocupava com ele ou confiava nele. Eu mostrei as cicatrizes que tenho nopulso direito, de quando eu tentei o suicídio porque ninguém na minha família estava feliz (...). Eu já estive no lugar dele e sei exatamente como foi”, disse Liu.

Durante a conversa, a chinesa beijou o adolescente e a polícia aproveitou para fazer o resgate. Se os dois mantiveram contato depois, não se sabe. Mas Liu Wenxiu foi convocada para ajudar a polícia novamente. O garoto, que foi levado para a delegacia, disse que só contaria a verdadeira razão da tentativa de suicídio se a falsa namorada estivesse presente.

Confira o vídeo com a reportagem da TV local e momento do beijo:

(fonte)

Dicas Importantes Sobre Carboidratos

O carboidrato sempre é tido como o vilão das dietas. Mas como tem um forte apelo na alimentação da população em geral, a nutricionista Luciana Harfenist dá dicas de como consumí-lo mantendo o equilíbrio de uma dieta saudável:

Sopas e caldos:
Inclua legumes e porções generosas de verduras, ervas e especiarias como curry, gengibre, orégano e alecrim. Evite as sopas à base de batatas ou engrossá-las com farinha de trigo. Uma boa dica para fazer caldo verde é utilizar a couve flor no lugar da batata.

Massas frescas ou industrializadas:
Escolha massas grano duro, de digestão mais lenta e prepare-as al dente. Misture verduras, nozes ou castanha-do-Pará, que são alimentos ricos em óleos essenciais, e legumes. Prefira o molho de tomate ou molho pesto (manjericão, alho, nozes e azeite).
Substitua a massa da lasanha por berinjela ou abobrinha. Basta cortá-las no sentido do comprimento, ferver por 5 minutos e montar a lasanha.

Risoto:
Substitua o arroz branco pelo preto, que é rico em flavonoides, e fibra; pelo arroz basmati, rico em vitaminas do complexo B; pelo integral; ou o arroz selvagem. Uma boa dica é incluir outros grãos no arroz, como canola, quinoa, arroz vermelho, e leguminosas, como a lentilha e amaranto.

Sanduíche:
Sempre que possível, prepare-o com pão integral com grãos e acrescente folhas verdes, cenoura ralada, aipo, cebolinha e beterraba no recheio, ou faça uma caponata cheia de nutrientes para recheá-lo.

Panqueca, muffin e biscoito:
Substitua parte da farinha de trigo branca por integral, de brócolis (novidade no mercado), de beterraba, farelo de aveia, semente de linhaça, farelo de trigo ou flocos de amaranto. Além disso, inclua espinafre na própria massa da panqueca. Existem vários tipos de farinhas de vegetais liofilizadas - que passaram por desidratação a baixas temperaturas -, como a farinha de berinjela, que melhora função hepática; farinha de uva, que contém antocianina, um poderoso antioxidante; farinha de maracujá, com ação comprovada na redução da glicemia. Elas podem ser utilizadas substituindo quantidades da farinha de trigo, amido de milho ou fécula de batata, alimentos, que contém alto índice glicêmico.

Pão:
Substitua parte da farinha branca por farinha de trigo integral, farelo de aveia, semente de linhaça, gérmen de trigo, nozes e sementes. Se possível, inclua também ervas e especiarias, como ervas finas, ervas de provence, alho, cebola, orégano e semente de papoula.

Bolos:
Quando possível, acrescente grãos integrais, sementes, frutas, nozes e castanhas. Reduza em 50% a quantidade de açúcar ou troque-o pelo açúcar mascavo ou adoçantes indicados para o forno e fogão.

Proteínas:
Uma refeição composta por proteínas diminui o índice glicêmico total da refeição, portanto, é sempre importante incluir peixes, frangos, frutos do mar assados, cozidos ou grelhados na rotina diária.

26/06/2011

Chapéus Atípicos

Maciez a toda prova...

Roseiral

Jockey

Cisne Negro

 Tea Time

À la tinteiro

Amazônia

JoanÁtomos

Espacial

High Tech

Bolo de Casamento

 Cheese Lover

Não-sei-quê

25/06/2011

O Homem Mais Sujo do Mundo

Depois de se recusar a tomar banho por mais de 37 anos, Kailash Singh de 65 anos afirma que isso se deve ao conselho de um sacerdote que garantiu-lhe que ele teria um filho varão se deixasse de banhar-se.

Apesar de convencer sua mulher a aceitar sua decisão, a sua orientação religiosa claramente falhou - ele tem sete filhAs.

Singh passa seus dias cuidando de vacas à uma temperatura que chega à 47ºC, mas ainda assim a única "limpeza" que ele se permite é um "banho de fogo" por noite, que envolve fumar maconha, rezar ao deus hindu Shiva e dançar ao redor de uma fogueira.

Sua família sofredora admite que uma vez tentou forçá-lo a entrar em um córrego. "Ele lutou e fugiu", disse a esposa Kalavati Devi, de 60 anos. "Tentamos várias vezes a forçá-lo a tomar um chuveiro, mas ele faz muito escândalo. Ele diz que prefere morrer do que tomar um banho e só um filho homem pode fazê-lo mudar de idéia. Tantos anos tem se passado que eu acabei por me acostumar."

Sua esposa até ameaçou fazer uma greve de sexo caso ele não tomasse banho, mas por fim acabou cedendo, por, segundo ela, dever-lhe lealdade.

Singh admite que seus vizinhos no vilarejo rural de Chatav zombam dele, mas disse que ele está seguindo a vontade de Deus.

"Há muitas pessoas que zombam de mim por não me lavar. Eles não entendem a minha decisão, mas não vou mudar de idéia, pois é a escolha de Deus, não minha."

"Minha mulher não gosta nem um pouco, mas ela deve suportar todas as dificuldades que têm de suportar. Além disso, eu tomo um banho de fogo toda noite para me livrar de todo o suor. "

A esposa do Sr. Singh afirma que ela tentou de tudo para fazer seu marido fedorento se lavar, mas sem sucesso. 'Eu chorei quando ele me contou sobre a sua decisão sem sentido ", disse ela. "Eu até ameacei parar de dormir com ele, mas ele é meu marido portanto não havia muito o que fazer..."

A filha mais nova Pooja, de 16 anos, diz que a decisão estranha de seu pai tornou-a mais popular. "Todos na escola ficam curiosos para ver e conhecer meu pai", disse ela. "Eles me perguntam como ele pode viver por tantos anos sem se lavar... Antes eu ficaria com raiva, mas não há nada que possamos fazer pois ele não ouve ninguém.
"Neste verão quente eu quero tomar banho pelo menos duas vezes por dia, mas ele não quer tomar nem um sequer. Eu não sei como ele consegue viver assim."

O único contato que Kailash tem com a água que é para lavar sua boca e mãos.

"Eu não tenho filho varão, portanto nunca vou me banhar novamente", disse ele.

"Talvez quando eu nascer de novo eu tome banho novamente."