24/09/2012

TPB & Transtorno Alimentar - Depoimento


Nesse video Lucy conta um pouco do "início" da sua história enfrentando o Transtorno de Personalidade Borderline e Transtorno Alimentar.


"A RECUPERAÇÃO é o próprio trajeto que fazemos ao longo do tratamento, e um dia estaremos RECUPERADOS, livres!" (Lucy)

18/09/2012

Aceleração & Depressão

"Olá, como vai ?
Eu vou indo e você, tudo bem ?
Tudo bem eu vou indo correndo
Pegar meu lugar no futuro, e você ?
Tudo bem, eu vou indo em busca
De um sono tranquilo, quem sabe ...
Quanto tempo... pois é...
Quanto tempo...
Me perdoe a pressa"

A velocidade da vida moderna não nos permite parar para ver o que estamos atropelando. E essa urgência é o que torna as coisas passageiras, irrelevantes e supérfluas.

A finitude é o modo fundamental do ser: “Se quisermos vir a ser o que somos, não podemos abandonar a finitude ou nos iludirmos quanto a ela. Muito ao contrário, precisamos protegê-la ”.

17/09/2012

Os Psicopatas da Vida Real


Charmosos e simpáticos; mentirosos e manipuladores. Os psicopatas não se importam de passar por cima de tudo e de todos para alcançar seus objetivos. 

São egocêntricos e narcisistas, não sentem remorso e muito menos culpa. Se algo ou alguém ameaça seus planos, tornam-se perigosos e agressivos. 

São mestres em virar o jogo, colocando-se no papel de vítimas. E estão sempre conscientes de todos os seus atos, pois, diferentemente do que ocorre em outras doenças mentais, os psicopatas não entram em delírio.

O psicopata apresenta vários perfis. A grosso modo, existe o psicopata leve, moderado e grave. 

O psicopata leve é o conhecido “171”, aplica pequenos golpes e engana pessoas de bem. 

O moderado já se envolve de maneira mais contundente com as vítimas dos golpes, que quase sempre envolvem muitas pessoas e grandes somas em dinheiro.

Já o psicopata grave,  é o mais conhecido pelo público leigo. É o indivíduo que comete assassinatos a sangue frio, sejam em série ou não. 

A psicopatia atinge cerca de 4% da população (3% de homens e 1% de mulheres), segundo a classificação americana de transtornos mentais. 

Sendo assim, um em cada 25 brasileiros enquadra-se nesse perfil. 

13/09/2012

Esquizofrenia

A esquizofrenia é uma doença que atinge cerca de 1% da população mundial.

Sintomas como delírios e alucinações são os primeiros sinais da doença, que mesmo com a evolução do tratamento, ainda encontra o preconceito como a principal barreira.

A apresentadora Lívia Hartmann acompanha a história do aposentado, Leonardo Coelho da Cruz. 

Com uma vida ativa, entre trabalho e estudos, Leonardo descobriu a esquizofrenia no início da vida adulta. 

Os primeiros sinais identificados foram a reclusão social, seguida de alucinações e depressão.

No programa, veja como o tratamento com auxílio de medicamentos e a participação em grupos de apoio ajudaram Leonardo no controle da doença e fez com que levasse uma vida sem privações.

Conforme a terapeuta ocupacional Suzana de Castro Tolio, manter o cérebro em atividade intelectual ajuda a organizar o cotidiano da pessoa esquizofrênica

A presidente da AGAFAPE de Porto Alegre, Juracy Maria Bizzi, explica como o trabalho voluntário contribui para o tratamento de pessoas com a doença.

Para mostrar como ocorrem as alucinações no cérebro e desvendar os mitos e verdades sobre a esquizofrenia, o apresentador, Dr. Enrique Barros, entrevista especialistas no assunto, como o psiquiatra da Unifesp, Dr. Rodrigo Affonseca Bressan e o psiquiatra da PUC/RS, Dr. Diogo Lara.

09/09/2012

Mr. Jones - Um Filme Sobre Bipolaridade

Sinopse: Richard Gere, Lena Olin e Anne Bancroft estrelam esta emocionante história sobre um homem á beira da autodestruição que é salvo pelo amor.

Gere é um show de interpretação como Mr. Jones, um maníaco depressivo que, durante suas crises emocionais, é divertido, criativo e envolvente.

Chocando a platéia esnobe de uma orquestra subindo ao palco para reger uma sinfonia de Beethoven, ou impulsivamente tomando uma caixa de banco e uma fuga romântica, Mr. Jones é um homem irresistível para qualquer mulher, incluindo a Dra. Libbie Bowen (Olin), a preocupada terapeuta designada para seu caso.



Alterações do Sono

A má alimentação, a correria do dia a dia e as preocupações da vida moderna intensificam o período de trabalho e reduzem o tempo de sono.

Uma noite maldormida interfere no desempenho profissional e pessoal.

É durante o sono noturno que o corpo descansa e o cérebro desempenha funções importantes, como por exemplo, liberar hormônios sexuais e do crescimento.

Neste programa, o telespectador vai saber como é possível tratar problemas relacionados ao sono e os reflexos em sua saúde.

O produtor musical Rafael Henke, 37 anos, tinha uma rotina agitada e noites de sono desregradas. Os roncos e as breves paradas respiratórias, enquanto Rafael dormia, preocuparam a esposa.

Após realizar exames, ele descobriu que tem apneia do sono. O policial militar, Paulo Sérgio Ferreira, 42, trabalha durante a noite e dorme durante o dia. Ele também tem problema de apneia do sono.

Os apresentadores, Dra. Lívia Hartmann e Henrique Barros, acompanham as duas histórias e mostram como Rafael e Paulo trataram os distúrbios do sono.

Um dos fatores que ajuda a regular o sono é a prática de exercícios físicos.

O programa também mostra dicas para dormir bem, e os benefícios de uma boa noite de sono para a saúde.

08/09/2012

Neuroticismo vs Neurose

Neuroticismo é um termo que indica indivíduos que, no longo prazo, possuem uma maior tendência a um estado emocional negativo.

Pessoas com perfil neuroticista possuem maior inclinação aos estados depressivos – sofrem com sentimentos de culpa, inveja, raiva e ansiedade de forma mais acentuada – quando comparados a outros traços de personalidade.

Uma revisão recente sobre o tema, feita em conjunto pela National Health Service (NHS) do Reino Unido, National Institutes of Health (NIH), nos EUA e pela Associação Médica Americana, indica que pessoas com maiores níveis de neuroticismo também são mais sensíveis ao estresse ambiental e têm maior dificuldade em lidar com isso

Estes indivíduos podem perceber o dia a dia como uma situação descontrolada, ameaçadora e mesmo frustrações triviais são sentidas como problemáticas e desesperadoras.

Indivíduos neuroticistas (ou neuróticos) são mais concentrados em si mesmos e menos expansivos. Há também uma maior tendência a internalizar fobias e outras neuroses, como transtornos do pânico, negatividade e depressão.

Quando se fala de neuroticismo é interessante observar os níveis. Baixos níveis de neuroses são sinônimo de pessoas mais estaveis emocionalmente e que lidam melhor com o estresse. Estes indivíduos têm um humor mais constante, se mantêm mais calmos e dificilmente se tornam tensos e raivosos, comparados com pessoas com altos níveis de neuroticismo.

A diferença entre neurose e neuroticismo

As neuroses se referem a transtornos mentais que envolvem estresse, mas dentro de níveis normais sociais aceitáveis (ao contrário daqueles cujos sintomas envolvem alucinações, por exemplo). O indivíduo com neurose continua em contato com a realidade.

A neurose é relacionada com uma série de transtornos mentais. Já o neuroticismo é o estado, mesmo que latente, destas neuroses. Um indivíduo pode ter traços de neuroticismo sem necessariamente desenvolver por completo as neuroses.

As neuroses e o neuroticismo, entretanto, não interferem na habilidade ou funcionamento racional. 

Apesar de causarem impacto nos indivíduos, eles continuam – em casos leves e moderados – a racionalizar seus atos. Mas as neuroses causam grande estresse nos indivíduos e potencializam estresses ambientais.

A melhor forma de lidar com esse traço de personalidade que pode levar ao desenvolvimento de transtornos mentais é procurar um profissional de saúde mental e aprender a lidar com os pensamentos que têm tendência negativa.

07/09/2012

Depressão e Transtorno Bipolar

O terceiro episódio da série Ser Saudável apresenta um tema que acomete cerca de 400 milhões de pessoas em todo o mundo e é cercado de preconceitos: os transtornos psíquicos.

A depressão e o transtorno bipolar são apresentados através de histórias de pessoas comuns que superaram o problema. Separação, estresse no trabalho e no relacionamento familiar. Situações como estas levaram o artista plástico Edson Nobre, de 51 anos, a sofrer de depressão.

Para a aposentada Mara Zanini, que tem a mesma idade e sofre com transtornos bipolares, os sintomas são parecidos, mas com efeitos permanentes na alteração de humor.

A depressão e o transtorno bipolar são normalmente confundidos e é mesmo difícil distinguir quando a tristeza é um sentimento rotineiro e quando passa a ser prejudicial para a saúde e o convívio social.

O tratamento e a diferença entre os dois distúrbios psíquicos são abordados por especialistas. E, para entender melhor o assunto, as histórias de Edson e Mara revelam como é possível superar o problema com ajuda profissional.

04/09/2012

Desrealização / Despersonalização

O video foi basdeado em pesquisas de sites e livros, além de relatos de pessoas que passam ou passaram pela Síndrome de Despersonalização ou Desrealização.

Principais Sintomas

· Pressão na cabeça, efeito balão de gás.
· Sensação de estar saindo do corpo.
· Sensação de desmaio, ou morte.
· O mundo parece irreal.
· A vida parece remota ou automatizada.
· Perda das emoções e sentimentos.
· O cérebro entra em um estranho êxtase.
· O corpo parece estar dormente ou anestesiado.
· Estranheza ou desligamento de seu pensamento.
· Estranheza ou desligamento de seu corpo.
· Estranheza ou desligamento do mundo real
· O corpo e seu ambiente mudam de qualidade, cor, textura e luzes.

Alergia à Tecnologia


Você conseguiria ficar sem computador pelo resto da vida?
Ou então abandonar seu celular para sempre?
E seria capaz de viver num mundo zerado em tecnologia eletrônica??

Praticamente impossível, não é mesmo?
Hoje em dia as pessoas usam aparelhos eletrônicos todos os dias sem descanso.

Acontece que Debbie Bird foi obrigada a tornar isso possível!

Ela, de fato, vive em um mundo onde a tecnologia eletrônica não passa nem perto...

É que a pobre mulher sofre de uma alergia super incomum: alergia à aparelhos eletrônicos.

Ela possui uma sensibilidade ao campo eletromagnético criado pelos mesmos.

Para poder entrar em sua cozinha tranquilamente foi preciso criar uma zona livre de eletromagnetismos.


A única peça do mundo eletrônico que também faz parte do mundo de Debbie é uma TV de Plasma, pois que esta emite pouquíssimos raios gama sendo que tal intensidade não chega a provocar erupções cutâneas em sua pele.
(fonte da notíca:Dailymail.co.uk/news)

01/09/2012

Vivendo entre Lobos

Para mostrar de forma mais clara os costumes dos lobos, Shaun Ellis decidiu viver entre os animais de uma alcatéia, assumindo trejeitos, refeições, olhares e até carinhos e brincadeiras como se fosse, de fato, um lobo.

A partir de 2005, ele passou dois anos em meio a uma alcateia no Parque de Vida Selvagem Combe Martin, no Reino Unido. Seu objetivo era ensinar três filhotes órfãos de lobos canadenses a sobreviver na reserva natural. 

Para isso, se alimentou e dormiu com os lobos, sem qualquer contato com humanos, até sentir que fazia realmente parte do mundo dos animais.

Através do tempo em que estudou os lobos, Shaun conseguiu aprender como esses animais se intimidam, como definem a alimentação de cada um, como brincam entre si e os reconduzirá por uma jornada impressionante.

Assista aqui ao documentário e mais abaixo veja algumas fotos: