Um sapato feito de couro, produzido há 5500 anos, foi encontrado em uma caverna da província de Vayotz Dzor, na Armênia, país do oeste asiático, por uma equipe internacional de arqueólogos.
A peça, do período Calcolítico (3500 a. C.), é mil anos mais velha que as Pirâmides de Giza, no Egito, e tem 400 anos a mais o Stonehenge, no sul da Inglaterra, o que a torna o calçado de couro mais velho já encontrado pelos cientistas.
O sapato é feito de um só pedaço de couro e foi moldado para o seu usuário. Ele contém grama, mas os cientistas não souberam afirmar se a planta servia para aquecer os pés ou para manter o formato do calçado, que, nos padrões atuais, seria do tamanho 38.
Segundo o arqueólgo chefe das pesquisas, Dr. Ron Pinhasi, da Universidade de Cork, na Irlanda, os cientistas ainda não sabem se o sapato pertenceu a um homem ou a uma mulher, já que ele poderia se encaixar no pé de um homem adulto daquela época.
A estabilidade e o clima seco da caverna permitiram a preservação do sapato e de vários outros objetos, como recipientes, que ainda continham trigo, cevada, damasco e algumas outras plantas comestíveis. Além disso, uma grossa camada de fezes de ovelha, que forram o chão da caverna, serviu como um selo protetor dos objetos.
Três exemplares foram retirados do sapato e enviados para estudos na Universidade de Oxford, na Inglaterra, e na Universidade da Califórina, nos Estados Unidos.
As pesquisas e estudos foram financiados pela National Geographic Society, a Chitjian Foundation, a Gfoeller Foundation of US, a Steinmetz Family Foundation, a Boochever Foundation e a Cotsen Institute of Archaeology. (BBC)
olá
ResponderExcluirnossa que achado
mas ele é feioo pra caramba kkkkkkk
bjim