Translate

28/08/2012

Microfisioterapia & A Leitura Biológica

A Microfisioterapia é uma técnica fisioterapêutica manual que surgiu na França há quase 30 anos.

Foi desenvolvida pelos fisioterapeutas franceses Daniel GROSJEAN e Patrice BÉNINI. 

É uma ciência baseada na Física Quântica e na Embriologia, promovendo um tratamento físico e energético ao corpo humano através da pele.

A pele é o primeiro tecido a se formar no feto, por isso, ele guarda todas as "informações ruins" de nossa vida.

É conhecida como um sistema nervoso "exposto" de nosso corpo. O fisioterapeuta, por meio de micro-palpações na pele do paciente, desencadeia um processo de autocura de lesões e traumas físicos, tóxicos e emocionais, evitando a degradação dos tecidos e estimulando suas funções.

Atualmente cerca de 5.000 fisioterapeutas fazem uso dessa habilidade na Europa, a maioria na França e na Bélgica. No Brasil, começou a ser difundida no ano de 2005.








27/08/2012

"Bullying Fatal" - O Maior Caso de Bullying dos Estados Unidos

O documentário "Bullying Fatal" conta a história da adolescente Phoebe Price. 

Ela tinha apenas 15 anos quando se enforcou na própria casa, em Massachusetts, nos Estados Unidos. Phoebe havia se mudado com a família vinda da Irlanda, e durante meses foi alvo da perseguição de colegas na escola. 

Encontrou no suicídio a saída para uma situação que não suportava mais. "Bullying Fatal" investiga a perseguição constante à qual Phoebe foi submetida e o papel das autoridades no caso. A tragédia provocou comoção em todo o país, despertando tristeza e indignação e levando a mudanças na legislação, no que ficou conhecido como o maior caso de bullying da história americana. 

 Psicólogos, jornalistas e advogados são ouvidos sobre o problema e a postura que devem adotar a escola e a sociedade para evitar novas perdas e traumas.
 

24/08/2012

Ócio Borderline

Da série: Comentários que Merecem Destaque
Comentário feito nessa postagem aqui.

Bom dia Wally,

Fui diagnosticado com TPB após o 3 psiquiatra e 4 psicólogos e 6 longos anos de sofrimento.

Foi um alivio para mim saber o que tinha, pois consigo entender que não sou maluco e que posso conseguir melhorar.

O meu problema no trabalho é conseguir me ocupar nos momentos de ócio. Explico melhor: estou em posição de chefia e não tenho atividades rotineiras, durante o mês tenho um período de atividade constante e isso me deixa bem pois me sinto produtivo. 

Contudo tem outro período no mês que existem poucas atividades para mim e isso me deixa muito mal pois me sinto improdutivo enquanto o resto da equipe que tem atividades rotineiras continua seu trabalho.

A confusão é muito grande na minha cabeça nesses momentos e não consigo pensar no que posso fazer para me ocupar nesses momentos pois eu sei que existem coisas que posso desenvolver e me ocupar. 

Minha cabeça chega a doer e vem uma sensação de desrealização.

A minha pergunta é: é normal ter períodos ociosos no trabalho? O que vocês fazem nesses períodos?
Abraços,
Mister S

Olá Mister S.

Acredito que a intensidade dessa sensação varie de pessoa pra pessoa mas pelo que tenho observado é comum ocorrer esse período de ócio no paciente borderline com mais frequência e em um grau maior do que nas pessoas que não possuem o transtorno.

Eu chamaria esse período de uma fase introspectiva.
Nessa fase é também muito comum ocorrer um isolamento social.

O borderline passa por diversos ciclos. Esse é apenas um deles.

Por isso o tratamento psicoterápico e medicamentoso é tão importante. Para atenuar ao máximo as oscilações e as demais nuances do TPB.

O que fazer nesse período?
Bem, em primeiro lugar, é preciso se respeitar.
Porém se respeitar não significa se acomodar.
E também como já mencionei, o tratamento é primordial.
Você pode (e deve) praticar algum esporte. Vai te ajudar muito.
E que tal adquirir um hobby? Algo bem light.

E também recomendo que leia as dicas do psicanalista Henrique Trejgier aqui; elas têm me ajudado bastante.

Abraços e boa sorte!!
Wally


Comentário do psicanalista Joao Antonio Fernandes:

"Com as análises me apercebo de um falso poder em muito casos, como motivação encobridora de uma falta de atividade motriz devido à repressão infantil a que foi sujeito determinado sujeito, que se reflete numa fuga para a frente em outras atividades, que uma vez terminadas, parece não existirem outros desejos por realizar. A meu ver, o tratamento analítico deve incidir sobre essa questão da repressão, cujo dissolvência não é fácil de alcançar."

23/08/2012

Como Estudar Sozinho em Casa

Tudo Sempre Igual
Estudar em casa exige muuito autocontrole. Estabeleça horários fixos. Dormir e comer em horas diferentes no dia a dia, por exemplo, dificulta a ambientação do corpo e prejudica o rendimento. É preciso ainda cuidar do sono: ele restaura as sinapses, elo transmissor entre os neurônios, e melhora o funcionamento do cérebro. Oito horas de descanso é o ideal.

Luz, Silêncio e Ação
O ambiente de estudo precisa seguir padrões. Como o cérebro não foca duas coisas ao mesmo tempo, simplicidade e silêncio ajudam na concentração. Boa luminosidade diminui a sonolência. Mas o tiro pode sair pela culatra de noite. Luz excessiva inibe a produção de melatonina, o hormônio do descanso, e pode causar insônia - e atrapalhar o item 1.

No Limite
Respeite seus limites. A concentração diminui a cada 50 minutos de estudos consecutivos. Recomenda-se, assim, parar 10 minutos por hora. Vale tomar água, olhar a paisagem - qualquer coisa que permita descanso. E tem mais: o córtex pré-frontal, responsável pelo raciocínio, alcança potência máxima às 11h. É o momento ideal para estudar o assunto mais importante do dia.

Política de Metas
A nossa atenção é ´interesseira´: vai fazer você pensar em tudo que pode conquistar com o estudo - mas não vai focar o estudo em si. Por isso, trace as metas: determine quantos capítulos você vai ler em determinadas horas, por exemplo. Isso estimula a motivação e facilita o planejamento.

Fluxo do Pensamento
Fazer exercícios práticos ajuda a testar o aprendizado. Outra alternativa é escrever com o fluxo da consciência. Após terminar o estudo diário, redija por 5 minutos o que vier à cabeça sobre o tema, sem se preocupar com a lógica e a pontuação. O resultado ainda pode servir como resumo nas vésperas de provas.

Chute o Balde
Não exagere. O stress esgota a atividade dos neurônios, causa problemas na transmissão e faz com que as sinapses não ocorram adequadamente. 
Nada como se divertir de vez em quando.Cinema, shows, jantares, bares, namoros ajudam a relaxar e são, sim, muito bem-vindos aos fins de semana.

Visitas Recentes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...