Translate

01/03/2012

O Descaso com a Depressão

A tristeza é uma das cinco emoções naturais aos seres humanos e se manifesta normalmente diante de situações que envolvem principalmente perda, desamparo, frustração, desapontamento, fracasso e/ou exclusão, rejeição.

Por outro lado, a depressão tem características neuroquímicas importantes e não depende de um evento gatilho para se manifestar.

Em vários países, de 3% a 11% da população em geral pode apresentar esse transtorno anualmente.

Muitas pessoas não buscam tratamento para Depressão por confundi-la com uma tristeza profunda

A causa da depressão é tida como multifatorial, isto é: converge vários fatores tais como o estilo de vida, o tipo de personalidade, a história pessoal e a predisposição genética

Não há um momento único ou específico em que a depressão comece.

Muitas pessoas apresentam sintomas depressivos na infância ou na adolescência. 

Há pacientes que após uma seqüencia de eventos traumáticos na idade adulta manifestaram a depressão.

Esta síndrome tem sido cada vez mais frequente em nossa sociedade, segundo afirma o psicólogo clínico e doutor em Neurociência e Comportamento pela USP, Julio Peres.

As pessoas precisam entender que Depressão é uma doença que requer tratamento especializado

Vale lembrar que a Depressão é a segunda causa de incapacidade no trabalho – a projeção é que, até 2020, seja a primeira da lista – e, ainda sim, apenas 10% das pessoas deprimidas recebem tratamento adequado.

São vários os tipos e subtipos de Depressão. E o diagnóstico dos estados depressivos deve considerar se os sintomas são primários ou secundários a traumas psicológicos, doenças, uso de drogas e medicamentos.

Fatores hormonais (como o funcionamento precário da tireóide ou desbalanceamento de outros hormônios) são variáveis que também devem ser consideradas para que não aconteça um falso diagnóstico.

No diagnóstico da depressão são considerados os sintomas psíquicos (tristeza, angústia, autodesvalorização, culpa, diminuição da capacidade de experimentar prazer nas atividades antes consideradas agradáveis, sensação de perda de energia, dificuldade de se concentrar ou de tomar decisões), fisiológicos (alterações do sono, alterações do apetite, redução do interesse sexual) e evidências comportamentais (retraimento/isolamento social, crises de choro, ideações/comportamentos suicidas, lentificação ou agitação motora expressivas).

As pessoas com Depressão precisam ser acompanhadas regularmente por profissionais especializados (psiquiatras e psicólogos).

Um episódio depressivo pode durar em média 20 semanas e a psicoterapia pode ser um dos caminhos para o tratamento; já que falar sobre as ocorrências que originaram a tristeza ameniza gradativamente a expressão emocional desregulada.

À medida que o indivíduo verbaliza suas angústias ao psicólogo, ele passa a ouvir a si mesmo de uma maneira diferenciada e a organização mental se configura.

Segundo Julio Peres, o paciente pode ser considerado em depressão quando apresenta cinco ou mais dos seguintes sintomas por duas semanas consecutivas (todos os dias ou quase todos os dias):

- Interesse ou prazer acentuadamente reduzidos.
- Humor deprimido (tristeza).
- Insônia ou hipersonia.
- Agitação ou retardo psicomotor.
- Fadiga ou perda de energia.
- Sentimento de inutilidade ou culpa excessiva.
- Capacidade reduzida de pensar ou concentrar-se.
- Pensamentos recorrentes de morte
- Ideação suicida.
- Perda ou ganho significativo de peso (apetite) sem estar em dieta.

No Brasil, segundo dados da divisão de saúde mental da OMS (Organização Mundial da Saúde), a prevalência da depressão na população é de 18%.
(fonte)

Manca de Sentimentos

Abatida e sem vigor
prossigo caminhando...
continuo arrastando os pés
pelo caminho
da dor

Calando
as vozes estranhas
que dizem
que não sou capaz
silenciando melodias funestas
que insistem em
me tirar a calma

E o ânimo
há tempos fugiu
indiferente às minhas súplicas
não se privou
da liberdade
e partiu

E
uma tal lepra me
consome a alma
me tornando
insensível
e entorpecida
ao toque da vida e
me levando à solidão

Porque o ignoto
que em mim jaz
me distancia
da minha própria paz
e cria
barreiras indefinidas
que me atordoam
a visão

Mas eu continuo
minha caminhada...
Sou manca de sentimentos
E cega de coração
Mas ainda consigo andar
Nem que seja ao toque
de um leve bruxulear...

Wally Osvanilda

Visitas Recentes

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...